Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância do Networking

A importância do Networking
Natália Velloso
ago. 30 - 5 min de leitura
000

Já ouviu a frase “quem não é visto não é lembrado”?

 

Pois o networking trata exatamente disso. Afinal, Como o Estagiário Investe em Networking? Trata-se da prática de evoluir e cuidar da sua rede de contatos e que está ganhando cada vez mais força, pois possibilita que a pessoa construa relações produtivas com outros profissionais.

 

Quando essa base de contatos é sólida, ela se torna uma poderosa ferramenta que te ajuda a crescer de várias formas: trazendo informações valiosas sobre o mercado no qual você atua, aumentando a sua visibilidade e destaque profissional, te ajudando a estar mais próximo das oportunidades às vezes antes mesmo de irem a público, estreitando a sua relação com os clientes, ajudando com que você se destaque dentro da empresa na qual trabalha e até mesmo dando ideias de novos negócios.

 

O Diego Cidade, Fundador e CEO da #AU, sempre deixa claro a importância do networking na sua vida profissional. “O Linkedin abre portas para mim desde a minha época de Estágio. Hoje ele continua abrindo portas mais largas, me trazendo conexões e negócios. Todo candidato precisa estar na plataforma”, recomenda. Ele foi eleito o LinkedIn Top Voice mais novo do mundo, um selo de qualidade da plataforma, dos usuários mais influentes da plataforma.

 

O Networking Alavanca a Carreira de Um Estagiário

 

Ter seu networking bem estruturado é fundamental para o seu desenvolvimento profissional, pois de nada adianta ser bem qualificado, ser muito bom no que faz se as pessoas não te conhecem. Você precisa mostrar seu trabalho para as pessoas certas! Pense aonde você quer chegar e trace um mapa dos profissionais que você admira e que podem contribuir com conhecimentos para que você atinja seu objetivo.

 

Quando você conecta os profissionais tendo em mente o porque dessa conexão, fica mais fácil para criar uma rede de qualidade e que de fato vá agregar conhecimento e te ajudar a seguir os passos que deseja.

 

Você, como estagiário, está construindo a sua imagem profissional. É preciso fazer isso da melhor forma, aprendendo o que puder com profissionais de destaque no mercado e construindo relações sólidas. Dessa forma pessoas irão lembrar de você quando surgir uma oportunidade.

 

Para que você consiga ter sucesso nessa construção do networking, o ideal é que a procura seja feita em ambientes propícios, que tenham essa finalidade.

 

Você pode começar olhando para dentro da empresa onde trabalha, buscando interagir e se aproximar também de pessoas com quem você não trabalha diretamente. Uma boa forma de começar essa aproximação é pesquisar um pouco sobre os colegas de equipe nas redes sociais e tentar achar interesses em comum que você consiga utilizar para “quebrar o gelo”.

 

Ofereça sempre ajuda quando sentir que pode ajudar, mesmo para as pessoas que não estão trabalhando no seu time diretamente. Interagir com colegas de outros setores dentro da empresa pode ser muito enriquecedor em conhecimento, além de mostrar que você é uma pessoa que sabe se relacionar e conversar sobre diversos temas.

 

Uma outra forma super eficiente para isso, ainda mais nesse momento de isolamento social, é utilizar as redes sociais, grupos, fóruns e comunidades online. O LinkedIn é um rede voltada exatamente para isso. Lá as pessoas trocam ideias, oportunidades, cases bacanas das suas empresas e é um ambiente muito receptivo para que você conecte pessoas novas.

 

Uma boa prática para conectar pessoas que você não conhece de fato, é enviar uma mensagem breve e simpática explicando que gostaria de acompanhar a pessoa na rede. O resultado é super positivo!

 

Muitas vezes quando participamos de cursos ou treinamentos online, nos são oferecidos grupos de suporte. Na Academia do Universitário, por exemplo, temos uma comunidade de Super Estags em um grupo exclusivo para os estudantes que participaram das nossas Trilhas de Aprendizado. Nesse grupo eles podem tirar dúvidas e conhecer outros estagiários que estão passando pelos mesmos desafios.

 

Pratique Um Networking de Qualidade!

 

Tenha em mente sempre que o networking não é e nem deve ser uma aproximação forçada, baseada apenas no interesse no que aquela pessoa pode te agregar. O networking de qualidade e que funciona é uma troca real de informações, de novidades e de ideias, com pessoas que realmente têm algum ponto em comum com você ou que verdadeiramente te inspiram de alguma forma.

 

Além disso, não esqueça que trata-se de um trabalho constante, mantenha sua rede próxima, exponha as suas conquistas e seus desafios e lembre de mandar mensagem de tempos em tempos para que o contato não “esfrie”.

 

Agora é só seguir as dicas e curtir os resultados 🙂


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você