Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

A Conquista das Virtudes, de Francisco Faus

A Conquista das Virtudes, de Francisco Faus
Gabriel Jorge
Aug. 30 - 2 min read
010

Eis aqui mais uma resenha de livro. Parece que o pessoal aqui que colabora com a comunidade gosta bastante de leitura, felizmente.

Mas esse aqui é uma dica especial: com certeza, foi um dos livros mais importantes do meu ano. Tá me fazendo um bem imenso, é quero compartilhar com vocês.

Antes, uma anedota: esta conversando com um amigo que também conhece a AU sobre as tais "soft skills". Achamos meio engraçado, meio esquisito que as pessoas falem disso como se fosse uma descoberta, quando a maior parte dessas habilidades  faz parte da sabedoria milenar de muitos povos e religiões. Essas "skills" são basicamente o que chamamos: virtudes!

Uma virtude é basicamente uma boa ação que, de tanto ser praticada se torna hábito, ou seja, uma pessoa faz sem nem perceber. Elas podem ser aplicadas em diversas áreas, mas sempre exigem esforço pra que se tornem hábito (ás vezes, grande esforço, e nossa geração é bem avessa a isso, infelizmente).

Desde Platão, na Grécia, passando por Confúcio, no Japão, Jesus Cristo e os filósofos cristãos, todos tem algo a dizer do assunto. Também pudera: os gregos diziam que uma pessoa sem virtudes ou com virtudes fracas é literalmente uma pessoa infeliz.

É aí que minha indicação de livro entra: escrito por um padre (mas vai ser de bom proveito para não-católicos também) com linguagem simples, mas abordando muito bem o assunto e de forma prática, trata-se das quatro virtudes cardeais:

Justiça

Temperança

Fortaleza

Prudência

O pessoal chega com uma roupagem nova, um nome novo, mas essas habilidades são louvadas e motivadas de conquistar desde sempre. Adquiri-las é sucesso seja na vida profissional ou em todos os outros âmbitos.


O pdf do livro encontra-se no link: https://www.padrefaus.org/storage/2017/11/CONQUISTA-DAS-VIRTUDES.pdf


Report publication
    010

    Recomended for you