Leitores e leitoras, como vocês estão?
Como nós sabemos, temos muitas denominações que caracterizam a era que estamos vivendo: 4ª revolução industrial, era da complexidade, mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).
Os nomes são muitos e variados, mas todos eles são ótimos para nos dar dicas sobre o espaço temporal que nos atinge nesse momento.
Um tempo repleto de mudanças, onde nós só temos uma certeza: a INCERTEZA.
Contraditório? Um pouco.
Porém, em uma era onde invações surgem a todo momento e os moldes da sociedade estão mudando, somente sabemos que na próxima hora ou semana, muitas coisas serão diferentes.
E essa incerteza sobre o futuro e as relações pessoais e profissionais nos mostra a importância da mudança.
Tudo vem mudando a um ritmo rápido: a forma de trabalho, os processos seletivos e, inclusive, nossa relação com o mundo.
Agora eu te pergunto: se tudo muda, nós precisamos mudar também?
E a resposta é... CLARO!
Nós precisamos aceitar que essa mudança é necessária e colocá-la em prática. Assim, poderemos mudar nossa forma de ver o mundo e nos adaptar constentemente à nova realidade.
Mas não é um processo fácil.
Porque sabemos que mudar requer ousadia e causa desconforto para sairmos do script que vem sendo escrito há muito tempo. É preciso ter coragem para ir contra o que nos é proposto, porque a era em que vivemos está quebrando todos os padrões e crenças.
Contudo, é importante ter consciência de que cada um tem seu próprio ritmo de mudança e de que ela acontecce aos poucos. É um processo que deve ser contínuo.
E esse processo de mudança e aprimoramento vai nos tornar capazes de compreender o cenário em que vivemos.
E, claro, vai nos ajudar a desenvolver as 5 habilidades (ou inteligências) necessárias para viver essa era complexa e se destacar no marcado de trabalho.
Quando eu digo "viver", significa levar um vida de relações saudáveis e de aprendizado, buscando deixar de ser simplesmente alguém que reage às mudanças, mas alguém que passa a entendê-las e usá-las a ser favor.
Primera: Inteligência intrapessoal
Essa é a inteligência responsável por melhorar suas relações com você mesmo. É através dela que você se conhece como ser humano e encontra o que faz sentido para você.
O melhor jeito de desenvolvê-la é por meio de algumas perguntas de autoconhecimento: quem eu sou? O que eu gosto de fazer? Quais foram minhas melhores e piores escolhas? O que me faz feliz? O que eu busco? Quais são meus sonhos e objetivos?
É com essas perguntas que você vai começar a se compreender e a buscar coisas que façam sentido para você, sendo responsável por suas decisões.
Segunda: Inteligência interpessoal
Como nós sabemos, a nossa vida é construída em meio à sociedade na qual estamos inseridos. E essa sociedade, por sua vez, é formada por uma diversidade de pessoas.
As pessoas se relacionam cotidianamente entre si e é a inteligência interpessoal que nos ajuda a melhorar essas relações, seja na sua família, no seu grupo de amigos ou no seu trabalho.
Enquanto a inteligência intrapessoal nos ajuda a construir relações melhores consigo mesmo, a interpessoal nos ajuda a construir relações mais sinceras e duradouras com os outros.
E como desenvolver essa inteligência?
A melhor forma, assim como a anterior, é por meio de um processo de reflexão. Você pode olhar para suas relações e ver quais são seus pontos positivos e negativos, para entender o que você precisa melhorar e o que você pode replicar.
Terceira: Inteligência criativa
Algo que surge constantemente, assim como as ideias, são os problemas. E uma coisa é certa: se há problemas, é necessário haver soluções.
Nossa terceira habilidade diz respeito à busca por soluções para eles problemas. Porém, como os problemas estão tomando outras proporções, as tentativas de resolvê-los também devem tomar.
E essas soluções devem ser fora do padrão, devem ser coisas inovadoras. Você deve olhar para os problemas de outra forma, para que possa encontrar soluções não convencionais.
Quarta: Inteligência interartificial
Essa inteligência é muito importante para lidar com os produtos e tecnologias que estão surgindo.
Ela trata de sua relação com essas novas tecnologias, conhecendo suas potencialidades e o que elas podem te proporcionar: facilidade e comodidade. Isso porque as tecnologias agilizaram inúmeros processos e permite que muitas soluções estejam, literalmente, na palma de nossas mãos.
Porém, a inteligência interartificial não diz respeito somento ao conhecimento das inovações, mas, também, sobre saber lidar com elas.
Sobre não deixar que elas tomem conta de sua vida e não permitir que causem procrastinação ou arruínem suas relações.
Quinta: Inteligência aprendedora
E a última habilidade mas não menos importante, fala sobre a aprendizagem, que deve ser constante em nossa vida.
Eu tenho certeza de que você já ouviu isso por aí que nós devemos aprender a desaprender e aprender a aprender.
A primeira prática é sobre saber como deixar de lado hábitos, crenças e conhecimentos que não te levam para a frente. E, a segunda, sobre encontrar a melhor forma de estar constantemente em aprendizado.
E essa aprendizagem não é somente a que vemos na escola ou na faculdade não. É sobre tirar lições e aprendizados das experiências que você vive e ouve, dos lugares que você vai, enfim, de tudo que está ao eu redor.
Dica bônus
Algo que você deve buscar a cada dia para contruir uma vida de significado para você mesmo, é focar a felicidade. Focar nas pessoas, nos lugares e nas coisas que te fazem bem.
Nós temos a tendência de, ao invés de buscar o prazer, evitar a dor. Preferimos simplesmente fugir da infelicidade do que buscar coisas que nos deixam feliz.
Pode prestar atenção, as pessoas raramente sabem o que elas querem, mas elas possuem plena convicção do que não querem.
Isso, de certa forma, é bom. O problema é que assim, estamos constantemente fugindo do que não queremos, mas sem buscar e fazer o possível para atingir o que realmente desejamos.
E chegamos ao fim de mais um post aqui na comunidade ÊÊÊÊÊ!!
As habilidades e inteligências apresentadas neste texto foram tiradas de uma série de 3 vídeos produzida pelo Murilo Gun sobre o atual momento que estamos vivendo.
Os vídeos são curtos e bem explicativos, eu recomendo muito que você assista e eles podem ser encontrados aqui.
Aproveitando o momento, eu gostaria de dizer que o processo produção de textos para a comunidade me fez entrar em um momento de grande troca e aprendizado.
Depois de dois meses que já se passaram, só tenho a agradecer a cada um de vocês que deu uma olhadinha ou que me deu um feedback sobre o que produzo, está sendo incrível!
Espero te ver aqui mais vezes e sinta-se à vontade para entrar em contato comigo!