Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

1984 - George Orwell

1984 - George Orwell
Bruna Cunha
set. 5 - 2 min de leitura
020

Olá pessoal, hoje trago para vocês uma resenha do livro 1984, o livro que deu origem ao reality show BBB e diversas músicas famosas que você aí talvez conheça e não sabia que foi inspirado nesse livro.

Então galera, imagina-se vivendo em um mundo onde você é observado o tempo todo. Na sua casa, há um aparelho chamado teletela que transmite notícias e te observa, te avalia. Se, por exemplo, em uma notícia boa dada pelo governo você não transmite felicidade em sua expressão, pior, transmite desprezo ou desinteresse, você é preso por cometer face-crime, bizarro né?

O livro nos conta a vida de Winston nessa incrível (não deixa de ser) sociedade. Ele não se sente bem vivendo dessa forma. Odeia o Partido, deseja que ele acabe, deseja ser livre, embora não saiba realmente o que é isso. Até onde se lembra o mundo sempre foi assim e sempre será.

O ápice da história acontece quando ele encontra Júlia que revela (bem discretamente, senão seria presa) que o ama. Eles começam um romance, claro que proibido. Winston já foi casado e por isso seria proibido casar novamente. O amor é tratado como algo que não vale a pena, uma coisa ruim. Um casal, ao preparar os documentos para o casamento, não pode demonstrar qualquer atração física pelo futuro parceiro. O casamento é um ato unicamente para gerar filhos. E o sexo –(algo sujo) só deve ser feito nessa condição.

1984 é um reflexo do que nossa sociedade está se tornando, ou já se tornou. É incrível que Orwell, que faleceu em 1950, tenha visto com tanta clareza o mundo em que viveríamos. O Partido hoje pode ser comparado com a imprensa, a televisão. Tudo o que ela diz é verdade, nada é questionado. Ela nos mostra o lado que alguém quer que vejamos. É difícil encontrar hoje na TV uma notícia que nos mostra a total realidade. Daqui a uns anos, se nos disserem que 2 + 2 = 5, muitos irão acreditar.

Um clássico que merece ser um clássico!!!! Obrigado a todos que leram até aqui❤️


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você