Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Você está preparado para o Mundo VUCA?

Você está preparado para o Mundo VUCA?
Caroline Ferreira
Aug. 8 - 3 min read
020

Esse termo está na moda, mas você sabe o que é VUCA?

A expressão surgiu nos anos 90 por militares em um ambiente pós Guerra Fria. Entretanto, ele se encaixa no mundo corporativo e agora está sendo usado por muitas empresas.

VUCA é o acrônico de Volatilidade, Incerteza (uncertainty em inglês), Complexidade e Ambiguidade.

Esse simples termo destaca as principais situações que podemos nos deparar no nosso mundo atualmente, principalmente, nas empresas.

 

Vamos entender cada um desses pontos:

Volatilidade: a velocidade das mudanças é gigantesca. Um método ou uma tecnologia que é considerada a mais avançada, pode se tornar obsoleta amanhã. Logo, é importante estarmos preparados para as situações mais adversas.

Quem é mais rápido: o Mundo VUCA  ou o Sonic? Fica aqui a reflexão.

Incerteza: a incerteza é o efeito da volatilidade. Como já dito, o mundo está em constante mudança e, com isso, muitas coisas são difíceis de prever. Por mais que a gente tenha acesso a diversos canais de informação, não sabemos o que está por vir. A pandemia de Covid-19 é um grande exemplo disso.

Eu também não tenho uma bola de cristal...Assim fica difícil...

Complexidade: a conexão de diversos elementos torna o cenário atual muito complexo. Cada situação, normalmente, depende de diversos fatores, como se fosse um grande nó.

Eu sou a Nazaré nesse mundo emaranhado.

Ambiguidade: é a relativização das coisas. Não há respostas exatas para tudo, muitos contextos podem ter múltiplas possibilidades. Dessa maneira, o planejamento pode ser tornar  difícil, já que a ambiguidade faz com que falte clareza e não tenhamos certeza das consequências das nossas ações.

Eu não estava errada quando respondia "depende" para o professor...

 

Mas como sobreviver ao Mundo VUCA?

Eu sei, viver em um mundo de reinvenções e de baixa previsibilidade é bem complicado.

Contudo, há algumas habilidades que podemos desenvolver para estarmos preparados não só profissionalmente, mas também na nossa vida pessoal durante a Era VUCA.

 

Ter resiliência

Outra palavra que está na moda, mas muita gente não sabe o significado. Resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças, derrubar obstáculos, ter equilíbrio emocional e saber lidar com os problemas.

Ou seja, se você é resiliente, você é um baita ser humano!

Saber trabalhar em equipe

Sabe aquela frase “A união faz a força”? É exatamente isso que o trabalho em equipe deve significar no nosso mundo atual. Com desafios cada vez mais complexos, trabalhar sozinho talvez não seja o melhor jeito. É importante que a gente saiba lidar com pessoas que possuem pensamentos e conhecimentos diversos, já que nosso mundo é ambíguo. Quanto mais visões tivermos em um grupo, melhor vai ser para encontrarmos soluções criativas.

Curiosidade

Com acesso a tanta informação, fica complicado não ser curioso hoje em dia. Mas, é sempre bom lembrar que conhecimento demais não faz mal a ninguém e,  considerando as frequentes mudanças, é muito importante sempre correr atrás de novos conhecimentos e informações.

 

Tem outra habilidade que você acha importante para nossa sobrevivência nessa “MUVUCA”  ̶p̶i̶a̶d̶i̶n̶h̶a̶ ̶d̶e̶ ̶b̶a̶i̶x̶o̶ ̶n̶í̶v̶e̶l̶ ? Comenta aqui!

E aí, curtiu? Compartilhe para que outras pessoas conheçam nosso Mundo VUCA!

#ColunistaOficial

 

 

 

 

 


Report publication
    020

    Recomended for you