Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

VOCÊ CONHECE O SEU MAIOR SABOTADOR?

VOCÊ CONHECE O SEU MAIOR SABOTADOR?
Mariana Ferreira Zanotto
Aug. 13 - 3 min read
020

 

Você já sentiu como se as coisas não dessem certo na sua vida? Sabe quem é o seu maior sabotador, o que ele tem a ver com isso e como ele age?

Vamos começar com a definição de sabotador, que nada mais é do que o indivíduo que pratica a sabotagem. Por sua vez, sabotagem é o ato de impedir o pleno funcionamento de quaisquer mecanismos, prejudicar ou dificultar uma atividade ou agir de forma oculta contra (alguém ou algo).

Dito isso, é necessário saber como os sabotadores se relacionam com a inteligência emocional. A inteligência emocional é uma das grandes habilidades comportamentais requeridas dos profissionais, pois compreende a capacidade de entender e lidar com as emoções tanto em nível intrapessoal quanto interpessoal.

Daniel Goleman, considerado o pai Inteligência Emocional, é psicólogo, escritor e foi o responsável por popularizar esse conceito em todo o mundo a partir do seu primeiro livro em 1995. Após isso, muitos escritores passaram a abordar o tema com objetivo de legitimar o aspecto emocional para a satisfação pessoal e o alcance de bons resultados no ambiente de trabalho.

Um destes escritores é Shirzad Chamine, autor do livro Inteligência positiva, o qual apresenta uma relação entre o equilíbrio emocional e ao processo de sabotagem da mente humana. E é aqui que os temas se encaixam!

Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, da mesma forma, também a pior inimiga. Os sabotadores internos estão sempre em atividade e presentes em todos os indivíduos e, por isso, é importante conhecer quais cada pessoa possui e o quão forte são.

Os sabotadores surgem quando somos crianças para nos ajudar a vencer ameaças reais e imaginárias à nossa sobrevivência física e emocional, entretanto, com o passar dos anos, eles se tornam as lentes pelas quais vemos e reagimos ao mundo, sem saber que estamos usando lentes.

No total, segundo o estudo, existem dez sabotadores. O crítico é o principal sabotador, o que afeta todos nós em algum nível, e sempre se junta a pelo menos um ou dois sabotadores “cúmplices” para executar sua sabotagem. Por essa razão, é tão importante identificá-los e assim trabalhar para enfraquecê-los.

Se você quiser conhecer os seus sabotadores e ter respostas para questionamentos diversos, como, por exemplo, por que quase todas as resoluções de ano-novo são deixadas de lado, ou ainda por que está preso a velhos hábitos visivelmente prejudiciais, é só clicar aqui e realizar o teste.

Vale lembrar que autoconhecimento é o caminho para uma vida mais realizada, em qualquer âmbito. Não deixe de se conhecer ou você pode acabar se identificando demais com o meme abaixo.

Bar do Bulga: O Inimigo


Por hoje é só, comente aqui o que você achou do conceito dos sabotadores, se você já conhecia e faz sentido, além de indicações de conteúdos sobre o tema.


Report publication
    020

    Recomended for you