Salve pessoal!
O 2° episódio da 2ª temporada do MISTURANDO Podcast rolou com o Carlos Hung, colunista aqui da Comunidade do Estágio, formado em Química pela Unesp de Araraquara e atual analista de inovação aberta na Distrito.
Dessa vez, o papo se direcionou para uma das experiências extracurriculares que o Carlos vivenciou durante a graduação: o cursinho popular.
O cursinho popular é um projeto de extensão que visa fornecer conhecimento e preparo para os vestibulares voltado ao público que não possui condições de pagar por um cursinho particular.
Alunos e alunas da graduação lecionam matérias que (normalmente) possuem mais afinidade. Tudo isso é definido pela coordenação e processo de seleção de cada cursinho, então se você tem interesse em contribuir com algum projeto assim, dá uma pesquisada se na sua unidade possui algum projeto nessa vertente.
O Carlos contou pra gente um pouco sobre o cursinho do qual ele fez parte, comentou sobre seus aprendizados como professor e coordenador do projeto, e refletiu sobre o impacto que isso trouxe na sua mudança de área e de carreira.
O que achei mais interessante em todo o papo foi perceber que apesar de estudantes universitários se colocarem no papel de professores e professoras de outras pessoas, no final das contas, ninguém deixa de ser aprendiz.
Você pode saber um pouco mais sobre o tema ou matéria X, mas com certeza as diferentes vivências entre as pessoas sempre tornam as relações numa relação ganha-ganha, mas temos que estarmos abertas e dispostas para isso acontecer.
Pra conhecer mais como funciona o cursinho popular e como isso impactou na mudança de carreira do Carlos, você pode ouvir o episódio aqui e ler mais reflexões no post complementar a esse escrito pela Jeanne Delava!