Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Sobre o que tem o poder de te fazer levantar da cama todo dia

Inara Beatriz
Jan. 5 - 2 min read
000

Pensando em 2020 que foi um ano surpreendente (para a maioria das pessoas de uma forma nada legal), devastador e até mesmo frustrante, o que nos faz acreditar que 2021 pode ser um ano bom? 

A cultura japonesa trás um conceito interessante chamado Ikigai, que é basicamente sobre o seu propósito de vida, aquilo que te faz acordar todos os dias, o que move os seus projetos. Para quem tem crenças cristãs, na bíblia, que é o livro que embasa o cristianismo, há uma passagem que fala sobre relembrar o que te faz ter esperança. Já quem curte mitologia grega, pode buscar se aprofundar na história da Caixa de Pandora, que fala basicamente sobre uma mulher, Pandora, ter aberto uma caixa que "libertou" todos os males possíveis, e somente ficou dentro da caixa a esperança. Existem várias linhas de raciocínio para compreender e discutir essa história, mas a questão da esperança existir e estar guardada, é quase um consenso. 

Saímos de um ano onde aconteceram coisas horríveis e para muita gente é muito difícil crer que as coisas vão melhorar, mas para isso é importante que compreendamos qual é o lugar que temos dado à esperança na nossa vida e o que temos feito para reviver a esperança, porque também é importante entender que espera não é sinônimo de esperança. Muito pelo contrário, a esperança tem a ver com a ação que nos faz acreditar mais ainda que coisas boas acontecerão. Para ficar mais simples compreender isso, é só lembrar de Martin Luther King e o seu mais conhecido discurso, o "I have a dream", que é um discurso regado de palavras de esperança aliado a ações com o objetivo de provocar mudanças, e de fato, gerou mudanças significativas, embora ainda exista MUITOOOOOOO para progredir. 

Que agora, no comecinho de 2021, possamos dedicar tempo a descobrir o que nos faz levantar todos os dias e que tenhamos atitudes que despertem a crença de que esse ano será melhor do que o que passou. 


Report publication
    000

    Recomended for you