Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo
Ana Luiza Planas
Sep. 22 - 2 min read
020

Antes de qualquer coisa precisamos entender o que é o Setembro Amarelo. Setembro é o mês mundial de prevenção do Suicídio e a campanha Setembro Amarelo é uma campanha brasileira, com foco na prevenção do Suicídio.

O ocasionamento do suicídio é a partir de crises de depressão, no qual o indivíduo se sente nulo na sociedade e acredita que a melhor forma de acabar com os seus problemas é o suicídio. 

Uma pessoa comete suicídio a cada quatro segundos no mundo, é o que diz um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso corresponde a 800.000 mortes por ano. 

Se formos analisar os dados, o suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. O aumento nos últimos anos podem ser ocasionadas por algumas causas, sendo elas:

  • Influência de séries ou filmes, como por exemplo, a série "13 Reasons Why", um novo estudo do governo dos Estados Unidos concluiu que a série está associada ao aumento de 28,9% nos índices de suicídio entre crianças e adolescentes em abril de 2017, ano de lançamento da série.
  • O impacto das redes sociais e do universo digital também contribuem, pois por meio de alguns conteúdos existentes no universo digital, como por exemplo, o desafio da Baleia Azul.
  • A falta de perspectiva de futuro é algo que está muito presente no cotidiano de todos, mas temos que ficar atentos, caso apareça sintomas de depressão. E entre outros.

Caso você conheça alguém que sofre de depressão severa ou ainda que fale sobre o suicído, há meios de pedir ajuda. Desde o ano de 2015, há o atendiemento de casos  por meio do número 188, sem custo de ligação. 

O suicídio não é brincadeira, leve a sério quando um amigo ou parente lhe falar sobre. Se previnida, pode salvar vidas!!!

Gostou do conteúdo? Deixe seu feedback!! Com o apoio de todos, um pode ajudar o outro.


Report publication
    020

    Recomended for you