Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

RESENHA: A RIQUEZA DA VIDA SIMPLES

RESENHA: A RIQUEZA DA VIDA  SIMPLES
KARLLA MIRANDA DA  COSTA
set. 27 - 4 min de leitura
010

O Livro a Riqueza da vida simples : Como escolhas mais inteligentes podem atencipar a conquista dos seus sonhos é do autor Gustavo Cerbasi autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem juntos. 

E escolha do livro se deu, porque eu 2010, ao vencer uma tarefa no empretec eu e minha equipe fomos presenteados com livros, e o que eu ganhei foi o segundo citado acima, e me abriu os olhos para rever meus conceitos sobre dinheiro, já iniciado na época da faculdade com Pai Rico e Pai Pobre.

Por conta da atuação em diversas atividades e formações com foco em sustentabilidade, resolvi  ler o livro para ver o que ele trazia de novo, de diferente e gostei do que encontrei.

O livro foi publicado pela editora Sextante em 2019, bem recente por sinal , e é dividido em 11 capítulos.

Quero começar o aprofundamento da obra com a frase de seu autor " Nada define melhor o conceito de riqueza  do que liberdade de escolha ".

Por essa frase que vem estampada na orelha do livro, percebe-se que a riqueza vai muito além do conceito de acúmulo de bens.

O autor aborda um novo modelho de construção de riqueza em escolhas sustentáveis,  levando-se em conta que em seus outros 15 livros já abordava mais diretamente o aspecto do planejamento financeiro. E, a partir da perspectiva de ter uma casa sustentável num local mais tranquilo, fora da agitação da vida urbana, percebeu que dava pra ter uma vida com melhores escolhas.

O conceito de vida simples abordado no livro, não quer dizer que você vai largar tudo e vai fazer votos de pobreza, mas vai repensar as escolhas feitas : no estilo de vida, consumo em geral.

Fala de descer um degrau, dar um passo pra trás......

Pois estamos vivendo de um modo atropelado, acordando no automático, e seguindo o que as redes sociais quer, o que a mídia quer sem questionar se de fato eu preciso daquilo . Faço aqui um link com a música da Pitty Admirável Chip Novo 

 

A obra nos ensina a simplificar os gastos fixos e investir em gastos variáveis ;

Ex: Eu tenho um plano de telefonia que eu pago todo mês um valor x, mas daí vejo que quase não faço ligações, uso mais a conversa por aplicativos de mensagens, então seria plausível cancelar esse gasto mensal e investir em lazer por exemplo.

Ainda trás outro conselho, se você investe em culinária, vale a pena comprar bons itens de cozinha; Se você utiliza muito a tecnologia compensa investir em bons equipamentos.

E ainda sobre dar um passo atrás, ele aborda que muita gente principalmente os mais jovens, tem visto que não é necessário morar nos grandes centros, pois pode viver num local com mais qualidade de vida, ter um bom acesso a internet e serviços de compartilhamento de carro etc e, executar as mesmas tarefas com um custo menor .

E que na definição de riqueza, não é sobre dinheiro, é sobre aquilo te faz mais feliz, satisfeito, que te faz melhor e que para isso é recomendável ter um plano para alcançar aquilo que é importante em sua vida e fazer  o exercício do orçamento base zero, simula a vida que você poderia ter ganhando o que ganha  ou seja construir pontes entre o orçamento atual e o orçamento ideal .

A escolha é de cada um, se vive para colecionar boletos ou  para viver cada vez melhor.

Para saber mais da obra te convido uma leitura prazerosa, é um livro com um custo acessível nas lojas digitais .

Alerta de Spoiler : Para saber mais sobre uma viagem em família que o Gustavo Cerbasi fez a Bahia e tirou importantes lições vamos dar um dica:

E a última dica: pequenas compras avulsas não devem ser ignoradas no orçamento, elas impactam muito nossa vida. Vamos fazer escolhas inteligentes e sustentáveis !!!!

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você