[ editar artigo]

Questionamentos existenciais a partir de dilemas de carreira da geração Millenial, sabe do que se trata?

Questionamentos existenciais a partir de dilemas de carreira da geração Millenial, sabe do que se trata?

E aí gente, tudo de boa?

Muita das vezes quando falamos de universitários, vem  à cabeça uma galera na faixa de 19 a 24 anos, o que de certa forma é natural, pois até o Censo de 2019, eram a maioria no Brasil.

No artigo Crises Universitárias, o que sabe você sabe a respeito? tem link que acessam esse  censo, outras questões importantes e que  adoecem os universitários do país.

Vale a pena se inteirar do assunto!

Hoje, quero  abordar questões  de universitários  de 28 a 35 anos, é... eles existem! kkkk e o mais interessante que quase não acham os anseios da galera dessa idade, quando pesquisamos a respeito, e o que posso garantir é que são muitoooos!

Agora se colocarem '' crise dos 30'' vem uma ''avalanche'' de questões a serem resolvidas. E até aí, tudo bem!!

O ponto crucial, é que quem está na faixa dos 30, começa a ter muitos questionamentos internos e a repensar sobre a sua trajetória de vida, passando a ficar diante de muitas possibilidades sobre as decisões que já foram tomadas, e não sabem lidar com isso.

É possível perceber que a insatisfação maior é consigo, com o estilo de vida. Isso pede uma reflexão mais profunda com relação às escolhas feitas  e os próximos passos.

Mas como saber se estou passando por essa crise?

  1. Muitos sonhos antigos acabam ficando de lado, pois você pensa que já passou do tempo de realizá-los.
  2. Você começa a se perguntar se realmente gosta daquilo com que está trabalhando.
  3. Sensação de “o que eu estou fazendo da minha vida?”
  4. Algo está fora do lugar e não sabe bem o quê, e isso traz angústia e vazio.
  5. Prefere o conforto à elegância, na maioria das vezes.
  6. Sua opinião mudou sobre ideias, gostos, hábitos, atividades, o seu trabalho, e até a presença de algumas pessoas perdeu o sentido na sua vida.
  7. Quando vai fazer qualquer coisa, se pergunta se realmente vale a pena.

Se identifica com alguma frase dessa?

Uma teoria que explica a crise dos 30.

A teoria dos Setênios explica que cada setênio significa um período que compreende 7 anos.  As diferentes fases que passamos na nossa vida como um processo de evolução e abertura ou ampliação da consciência.

Rudolf Steiner, idealizador da Antroposofia, propôs que esta leitura da vida organizada em setênios faz parte do modo como o homem pode construir seu conhecimento sobre si para buscar um entendimento maior sobre o mundo que o rodeia.

Em cada ciclo, passamos por etapas de reconhecimento e adaptação, aprendizagem e transformação, e desenvolvemos habilidades que nos preparam para o próximo ciclo.

Um dos ciclos tem exatamente a faixa etária (28 a 35 anos) chamada: Crise Existencial justamente, pois duvidamos  do nosso papel no mundo.

A crise dos 30 não se trata somente de uma crise existencial, mas de carreira também, atualmente temos muito mais esclarecido que: vida pessoal não se separa da profissional, e está aí uma prova disso.

Quando pesquisamos a respeito dessa crise, a maioria dos relatos envolve o lado profissional, muitos inclusive, só se dão conta que estão vivendo ela, através de questionamento vindos da carreira.

Interessante né?

Alguns especialistas no assunto, dizem que esse  setênio é  dedicado a uma ''geralzona'' em que reorganizamos nossas crenças e valores de forma a viver mais adaptados à realidade que estamos criando.

Nessa teoria temos 9 setênios, querendo saber mais dos demais ciclos, clique aqui!

O que é Antroposofia?

A Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana, conforme é esclarecido aqui.

                                                                          

Como sobreviver?

Explorem ao máximo o famoso e essencial autoconhecimento e se permita viver, experimentar, se questione, se permita entender questões por trás  dessa fase de vida.

Saia do piloto automático!

Procure o motivo da sua existência!

Quem por algum motivo não consiga dar conta sozinho, procure um profissional para poder passar por essa fase, com apoio.

Uma coisa posso dizer... não é fácil! Mas é  transformador a  partir do momento que se reconhece nessa etapa da vida  e consegue lidar com ela.

Os indivíduos que estão vivendo seus 30 anos podem ter uma crise por questões como:

  • Ter uma casa própria.
  • Financeira.
  • Relacionamento.
  • Carreira.
  • Cobranças pessoais ou sociais. 

Se está passando por isso, entenda que muitos passam, só não é tão divulgado, tudo é muito voltado para os adolescentes.

Help!

Quando comecei a estudar orientação profissional e de carreira, percebi que quase não tem nada voltado para galera dos 30 anos ou quem está chegando nessa idade, e foi aí que comecei a me interessar mais a respeito e descobri essa parada toda aqui.

Há relatos também de muitos que chegam aos trinta e poucos e sentem uma necessidade forte de fazer transição de carreira e quando vamos ver os relatos, caímos na questão existencial novamente, que trata a teoria.

Nesse processo de aprendizagem, vi uma entrevista da psicóloga Bruna Tokunaga Dias, especialista em transições de vida e carreira bem interessante, clica aqui.

Ela também percebeu, obviamente bem antes de mim, essa lacuna referente a  artigos científicos, inclusive, voltados para crises de carreira e  anseios de quem já trintou. E fez uma tese de mestrado maravilhosa a respeito, clique aqui.

Dessa tese, nasceu o livro A crise dos 30: A adolescência da vida adulta, em 2017. 

Segue o insta da Bruna para quem quiser segui-la e ver como ela traz as questões dessa faixa etária na página.

Não esqueça, você vai sobreviver!

Compartilhe comigo, aqui nos comentários.

 

Inté...

 

#sempretorcendopornoiz

 

 

 

 

 

Comunidade do Estágio
Laís Santiago
Laís Santiago Seguir

Sou estudante de Administração e Orientação de Carreira | Apaixonada por Desenvolvimento Humano | treinar,orientar, acreditar e aprender me encantam!

Ler conteúdo completo
Indicados para você