Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Profissional Ideal: Problem Solver

Profissional Ideal: Problem Solver
Fernando Tanaka
Aug. 7 - 4 min read
000

Quem nunca se perguntou “porque eu estou estudando isso? Nunca vou usar isso na minha vida”. Acredito que em algum momento, aquilo que aprendeu será útil. Pode não ser exatamente aquilo que aprendestes, porém em muitos casos, saber como resolver um problema é mais importante que saber a resposta, pois ninguém sabe tudo, não é mesmo? Os profissionais mais valorizados hoje em dia são os “problem solver”, ou seja, resolvedores de problemas. Conhecer o processo e os caminhos para a resolução é fundamental nos dias de hoje.

Ao longo dos meus 15 anos de experiência, sempre procurei aprender e aprimorar os meus conhecimentos. Aprendi que o conhecimento deve ser adquirido não somente pensando na sua carreira profissional, mas sim para o seu próprio crescimento. 

Venho de uma família humilde. Meus pais imigraram do Japão após a segunda guerra mundial, e não tiveram a oportunidade de estudar. Por isso, o único desejo deles era que nós estudássemos. Por outro lado, em casa, falávamos somente o japonês. Me alfabetizei bilíngue. 🇧🇷🇯🇵

Sempre me interessei por conhecer lugares novos e novas culturas. Adorava história no colégio. As minhas maiores notas eram em história e matemática. Talvez isso tenha me despertado a vontade de querer ser piloto de avião. Mas infelizmente, não consegui realizar esse sonho devido à falta de informação e recurso financeiro. Mas hoje não posso reclamar da carreira que escolhi. Pelo trabalho, tive a oportunidade de viajar para 4 continentes. 🛫✈️🚅🚆🚕

Entre inúmeras viagens, citarei 2 delas, pois foram extremamente marcantes, desafiador e principalmente contribuíram para o meu processo de maturidade.

  1. Japão @ minha primeira viagem internacional - tinha 19 anos. Talvez a idade de vocês que estão lendo este artigo. Tal qual comentei, tivemos dificuldades financeiras nesta época e pagar as mensalidades da faculdade estava sendo extremamente complicado para os meus pais. Em conjunto com o meu irmão mais novo, decidimos trancar as faculdades e ir trabalhar como “imigrante” em uma fábrica no Japão. Tivemos que aprender a nos virar sozinhos, desde lavar roupas, cozinhar, fazer compras, conviver com pessoas de outra cultura e principalmente, controlar os gastos financeiros, pois o objetivo era retornar e pagar a universidade. E hoje, quando me perguntam sobre o grande aprendizado disto tudo, digo ganhei dinheiro, maturidade e responsabilidade.
  2. O segundo caso é um caso triste, porém me fez ser fluente no espanhol. Eu já estava trabalhando na área comercial de uma multinacional Italiana, líder absoluto de mercado no seu segmento. Minha esposa, na época minha namorada, estava concluindo sua graduação em Madrid, Espanha 🇪🇸. Eu havia sido recentemente promovido a um cargo, da qual me proporcionava inúmeras viagens à França 🇫🇷. Estava envolvido em um grande projeto com a Renault-Nissan e viajava a Paris frequentemente. Eu aproveitava o final de semana para voar até Madrid, afim de ver a minha namorada. Um belo dia, me perderam a mala 💼 em pleno inverno Europeu. Lá fora os termômetros marcavam -10C. Para o meu desespero, eu não entendia uma só palavra em Espanhol. Inclusive, tive dificuldades em falar o endereço da minha namorada/esposa. Depois deste episódio e devido às dificuldades que tive, coloquei como meta, falar fluentemente o Espanhol. 

E você deve estar se perguntando, o que isso tem haver com o processo de aprendizagem. Eu te digo que tudo! Aprender fica muito mais fácil quando se tem um objetivo claro ou uma necessidade. Por outro lado, requer perseverança, persistência e muitos e muitos treinos.

Desta forma, minha dica para ter um melhor aprendizado são:

✅ Tenha uma motivação. 

✅ Tenha um objetivo claro, com datas factíveis a serem cumpridas.

✅ Seja curioso.

✅ Se espelhe em alguém.

✅ Faça Network com pessoas melhores que você.

✅ Tenha um Coach dentro da empresa. Alguém que te ajude no seu desenvolvimento profissional. Não necessariamente terá que ser o seu supervisor direto. 

As grandes inovações nascem nos momentos menos esperados e em muitos casos, em momentos de grandes dificuldades. Passar por dificuldades não é uma escolha, porém se estiverem bem treinados, saberão encontrar o caminho da solução.

 

 

 

 

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you