Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Produção de conteúdo tem algo a ver com autoconhecimento e aprendizagem?

Produção de conteúdo tem algo a ver com autoconhecimento e aprendizagem?
Jeanne Delava
Nov. 17 - 3 min read
030

Não é novidade para ninguém que, a cada dia mais, um número maior de pessoas está se aventurando na produção de conteúdo na internet.

Seja em comunidades como esta aqui ou no instragram, tiktok, linkedIn, pinterest, spotify, youtube e afins, há inúmeras formas de mostrar esse conteúdo ao mundo e de atingir as mais variadas pessoas.

Claro que cada uma dessas plataformas possui um padrão sobre o que é e como é produzido, mas, ainda assim, elas são um mar de possibilidades.

E, sem dúvidas, nós, que consumimos, recebemos novos aprendizados, conceitos e técnicas sobre os mais variados assuntos.

Quer fazer um bolo? Você consegue encontrar um tutorial.

make it rain pizza GIF

Quer estudar melhor? Com uma simples pesquisada, você encontra novas formas e metodologias.

 baby book story reading GIF

E esses são só alguns exemplos que mostram a gama de informações.

Contudo, além dos benefícios para quem consome, a produção de conteúdo também é muito benéfica para quem está do outro lado e produz.

Sabe por que?

Porque é uma ótima forma de nos colocar em movimento e nos fazer refletir.

Quem produz, seja onde for, está sempre buscando coisas novas para entregar às pessoas e , assim, poder agregar valor a elas.

E, com isso, constantemente se depara com informações ou dicas que não conhecia. Essa busca por conteúdo a ser entregue faz com que o próprio produtor acabe consumindo conteúdos variados para aumentar seu repertório.

Temos, então, um ciclo no qual a pessoa se coloca em constante aprendizado para poder ter algo a entregar para aqueles que lhe acompanham. Estes, por sua vez, usufruem da informação nova que lhe foi entregue.

Assim, a aprendizagem não para e ainda pode atingir cada vez mais pessoas. 

loop de loop car GIF

Então certo, a produção de conteúdo nos coloca em constante aprendizado. Mas e quanto ao autoconhecimento??

Bom, a verdade é que uma boa parte do que fazemos pode servir como fonte para encontrá-lo. O que precisamos é nos observar durante nossas ações e, depois, refletir sobre como passamos por elas.

Mas, puxando para o lado da produção de conteúdo, o autoconhecimento está presente uma vez que devemos estar sempre em reflexão.

Isso porque é necessário um cuidado sobre o que vamos levar às pessoas.

Sem contar que essa reflexão, que faz com que nos conheçamos cada vez melhor, nos proporciona insights que poderão ser tranformados em conteúdo posteriormente.

Também passamos a entender o que faz mais sentido para nós, o que não faz e porquê!

E, claro, é através do autoconhecimento que conseguimos aprender a respeitar o nosso próprio ritmo e não transformar a produção de conteúdo em algo mecânico ou difícil.

Mas, sim, em algo prazeroso e que seja fonte de coisas boas!

blue light eyes GIF by Swanwick SleepE você, colunista, percebeu algum desses pontos quando começou a escrever aqui na comunidade do estágio ou em outra plataforma?

Você sentiu que começou a prestar mais atenção em suas ações e a aprender mais?

Conte para mim como está sendo esse processo! Vou adorar ouvir (ou ler hehe)!


Report publication
    030

    Recomended for you