Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Posso ser efetivado ainda na faculdade?

Posso ser efetivado ainda na faculdade?
Bárbara Beatriz Camello
ago. 4 - 5 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Quem consegue a (sonhada, milagrosa e amada) oportunidade de iniciar cedo no mundo dos estags costuma ter uma dúvida em comum: eu vou ser efetivado? Muitas vezes, em razão do típico conceito perpetuado no mercado tradicional de que jovens não sabem o que fazem, o pessoal que ainda está na universidade duvida das possibilidades de efetivação que uma vaga possa vir a proporcionar. É quase que um pouco daquela síndrome de impostor, sabe? Quando a pessoa trabalha bem mas, por alguma razão, tende a desacreditar do potencial de suas entregas. 

Bom, no universo do estágio, pode ficar tranquilo e segurar esses pensamentos negativos que vêm com o propósito único de gerar transtornos em um processo completamente natural. A efetivação, quando merecida, vai SIM chegar até você, independente de curso ou tempo de contribuição na empresa. "Opa, então isso quer dizer que eu posso ser efetivade ainda estando na faculdade?". A resposta é… Com toda a certeza!

A efetivação não é reflexo direto do aprendizado realizado em faculdades, ela diz muito mais respeito ao progresso do funcionário dentro da empresa em si. Por exemplo, dois estagiários começam a trabalhar juntos, um que está cursando o sétimo período na universidade e o outro que ainda se encontra no início dos estudos. 

Enquanto o primeiro faz apenas o pedido, o segundo além de demonstrar dedicação com o trabalho, busca cursos e mentorias capazes de gerar aceleração em sua carreira. Nesse caso, com o passar dos meses, o estag mais esforçado vai firmar cada vez mais o seu próprio espaço dentro da empresa, o que dará a ele chances de efetivação mais altas em comparação com o seu colega de equipe.

Uma boa dica para acelerar o processo de efetivação é a de enxergar esta trajetória como uma espécie de mapa do tesouro. É claro que todo mundo quer chegar ao ouro, mas, antes disso, é preciso se preparar da maneira correta para a expedição. O primeiro passo é entender o terreno, o que, em uma tradução direta para o contexto organizacional, pode ser compreendido como a fase de compreensão da cultura da empresa.

Quer ser efetivado? Então conheça o lugar no qual você se encontra profissionalmente. Entenda o seu time e descubra a maneira conforme as pessoas envolvidas nos processos ligados a você se relacionam. Elas mantêm conversas apenas pelos canais oficiais da empresa, ou se conectam também em outras redes? Ao passar mensagens, utilizam a linguagem formal ou coloquial? Como é a maneira como elas se organizam? Esteja por dentro deste fluxo: reconheça território.

Após saber onde está pisando, é preciso que, na caça ao tesouro, você recolha materiais para a expedição. Bússolas, armas e alimento, tudo o que você vai precisar no trajeto deve ser devidamente preparado e considerado antes que a corrida milionária de fato comece. No cenário empresarial, este passo pode ser visto pelo momento onde você define quais são os cursos e aplicativos necessários para organizar a sua rotina dentro do trabalho.

Se eu te pedisse uma lista com os materiais mais úteis para a manutenção da sua rotina, você saberia me dar? Um bom estagiário precisa se guiar, seja de maneira digital ou analógica, entre as suas tasks. Quais os materiais necessários para isso? Como selecioná-los? Bom, essa parte pode não ser a mais fácil, mas deixei uma lista de dicas bem legais aqui.

Além disso, voltamos àquele assunto: como investir no seu desenvolvimento e ir além do obrigatório? Bom, procure cursos e mentorias que possam auxiliar no seu crescimento dentro da sua área de atuação. Assim, você se colocará à frente dos demais e demonstrará aos seus gestores que pode, cada vez mais, assumir responsabilidades sérias. Inclusive, já ouviu falar dos Jovens Titãs? Talvez essa seja a hora ideal para conhecer este projeto, pois, em resumo, é necessário que você saiba preparar sua mochila com as ferramentas corretas.

Com mochila pronta e território reconhecido, basta resiliência e, antes do esperado, você vai chegar ao ouro, ou melhor, vai acelerar sua carreira dentro de uma equipe bem estruturada e garantir o estágio ainda durante os anos de faculdade. Entendeu o pulo do gato? Efetivação é sobre dedicação, identificação e trabalho duro. E, no fim do dia, o único responsável por isso é você mesmo.


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você