Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Primeiro estágio e organização: entenda as principais ferramentas para você

Primeiro estágio e organização: entenda as principais ferramentas para você
Bárbara Beatriz Camello
Jul. 31 - 7 min read
000

Qual o seu principal segredo para organização? Vale tudo, desde aquele bom e velho caderninho até um checklist que você atualiza todo dia no bloco de notas do celular. O importante, comum a todos aqueles que querem começar com o pé direito no mercado, é a necessidade do uso de ferramentas chave para que seja possível manter controle do fluxo de tasks que chegam ao longo da semana. 

Para o pessoal que chegou agora na fase do primeiro estágio, é (MUITO) comum ficar perdido em meio a tanta coisa nova acontecendo. Do nada toda a teoria aprendida na faculdade tem que se transformar em prática e, junto com esse tipo de questão, surgem os deadlines, as exigências e a vontade de cada vez produzir entregas mais completas. A pergunta que não quer calar, portanto, é: como encontrar a ferramenta certa para conseguir transformar o que se apresenta inicialmente como caos em uma rotina produtiva?

Os métodos ideais variam de pessoa para pessoa. Em geral, existem dois grupos: a galera que curte mais plataformas digitais para concentrar as atividades em um só local e  o pessoal que é mais apegado ao analógico (oie, sou desse time). Agora, se você pensa que um lado traz mais vantagens do que ao outro, preciso te contar que não tem nada a ver! Todo mundo com o acesso aos materiais corretos consegue se comprometer a cumprir metas e, por isso, eu vim aqui te dar uma lista das ferramentas que você deveria trazer pro seu dia a dia como estag e que, desde o início, já vão te proporcionar uma maneira mais organizada de encarar seus projetos. Vumbora?

 

Evernote

Esse é aquele app essencial até mesmo para baixar no celular. Ele permite que você registre suas ideias de forma organizada e, o melhor de tudo, pode ser acessado de qualquer lugar. Trazendo isso para a rotina: sabe aquele momento que você tem um insight perfeito no meio da rua e não quer perder a ideia? É no Evernote que você tem que anotar.

Além dessa função mais prática, é possível criar documentos bem organizados com essa plataforma,fator de suma importância para o dia a dia de qualquer estag. Ah, e depois que você já tiver anotado suas ideias e organizado elas daquele jeito 10/10, o aplicativo ainda autoriza que links de acesso sejam enviados para outras pessoas do seu time! Quer mais o que?

 

Slack

Se você atualmente trabalha em uma empresa que se comunica somente pelo WhatsApp, essa ferramenta vai ser um bom insight a ser apresentado para o time em relação a melhorias organizacionais. O Slack é um aplicativo que permite a integração entre a equipe de forma sem igual. Vou te explicar.

Por lá você consegue criar canais, dividindo por tópico as conversas que acontecem entre a equipe ao longo do dia. Isso facilita não só a localização de informações no futuro, mas também a delegação de tarefas e o acompanhamento de projetos específicos. 

Essa plataforma libera também que sejam iniciadas conversas privadas entre os membros do canal principal, o que descentraliza o fluxo de informações do WhatsApp e permite que, desde o início, as mensagens fiquem concentradas em um local destinado somente ao bate papo comercial. 

Por fim, sabe aquele ditado que diz que se tá bom a gente deixa quieto? O Slack não leva a sério, porque quando já tava bom, ele decidiu fazer ainda melhor. O app autoriza que você desabilite as notificações fora do seu horário de trabalho, o que garante que o seu momento de descanso possa, de fato, ser direcionado para assuntos referentes ao seu bem-estar pessoal <3.

 

Bullett Journal

Povo analógico, o nosso momento chegou. O bullet é aquele companheiro indispensável pra todo mundo que gosta de anotar informações na mão. Ele é aquele caderninho que você vai deixar do seu lado durante reuniões e, assim, garantir que todas as informações sejam registradas da melhor maneira possível.

Você pode utilizar o seu bullet também para anotar as principais tarefas do dia e dividi-lo por temáticas para que seja possível visualizar de maneira mais ampla cada área do seu interesse, como podemos aprender nesse vídeo aqui.

 

Miro

Essa ferramenta é a líder absoluta do brainstorming. O Miro basicamente funciona como um board em tempo real, que pode ser editado simultaneamente por todos da equipe. Com a possibilidade de que sejam criadas tabelas, quadros de atividades, e, ainda, colocados post its, esse app é a ideia certa para quem tem reuniões com o time nas quais todos devem centralizar suas ideias em um só local. 

 

Asana

Se você trabalha gerindo projetos, esse é o seu aplicativo. O Asana permite que você monte seu projeto do início ao fim, deixando o passo a passo do desenvolvimento disponível para todo o time. Com esse aplicativo, você pode direcionar tasks específicas para outros membros da sua equipe e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada uma delas. 

Há diferentes formas de enxergar suas atividades nessa ferramenta, que variam desde calendários até kanbans. Lá, você consegue também dividir as tarefas em tópicos principais direcionados a um responsável específico e, por fim, tem a liberdade de definir subtasks para outras pessoas da equipe. Vai querer mais o que?

 

Notion

Esse aplicativo vai disponibilizar suas tasks com uma organização dividida por temas. Nele, assim como no Asana, a visualização varia, então você pode ver o desenvolvimento de cada projeto em calendários, listas e, até mesmo, no formato de kanban. 

Canva

Esse aplicativo é chave para quem deseja construir designs bonitos, interessantes e completos. Nele você irá montar apresentações que demonstraram profissionalismo e, ainda, poderão render elogios do resto da equipe. 🔥 O Canva tem uma variedade enorme de templates que você pode (e deve) usar e abusar para trazer mais criatividade às entregas da rotina.

 

O trio parada dura

Depois de todos esses apps, é bom ressaltar também que ainda há aquele grupo básico que é SEMPRE pra quem está começando no mercado agora: Google Docs, Google Planilhas e Google Presentations. Se você conseguir se dar bem com o resto das dicas, garanto que esses três vão ser tranquilos de entender. Eles, apesar de muito mais utilizados em contexto acadêmico, representam também ferramentas diferenciais para a integração de um time em meio a uma operação.

 


Report publication
    000

    Recomended for you