Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Porque eu larguei um emprego pra voltar a fazer estágio?

Porque eu larguei um emprego pra voltar a fazer estágio?
Rodrigo Assis
Aug. 4 - 4 min read
010

Olá! Meu nome é Rodrigo e faço parte do time de super mentores que ajudará os estagiários aqui da comunidade a dar passos estratégicos dentro de suas carreiras. Estou animado com o desafio mas não poderia começar aqui sem me apresentar e contar um pouco da minha trajetória! Afinal, eu passei três anos da minha vida estagiando em algumas empresas e em algumas áreas... Vamos lá?

Apesar dos meus 23 anos, a minha caminhada até aqui foi cheia de experiências e contatos com outras áreas. Logo na adolescência, já interessado pelo mundo da informática, iniciei um curso técnico em que me formei como um desenvolvedor web. No final do curso eu já tinha experiência na área de suporte técnico, educação (atuei como monitor técnico do mesmo colégio em que fiz o curso) e também em desenvolvimento e assim iniciei carreira como desenvolvedor web em uma agência de publicidade em Belo Horizonte. 

O tempo passou e da carreira de desenvolvimento nasceu um incômodo sobre a falta de entendimento sobre a área de negócio, a qual normalmente um time técnico responde. Fazer páginas para plataformas, desenvolver fluxos de cadastros e outras coisas deixaram de ser suficientes para mim pois desejava entender como tudo aquilo resultava em valor para o cliente. Neste momento, já trabalhava contratado liderando a área de desenvolvimento de uma agência de publicidade mas resolvi largar a estabilidade e iniciei um estágio na área de projetos. Sim! Eu larguei tudo! Um bom salário, bom cargo, boa empresa...

Na época, muita gente me questionou sobre a decisão mas eu tinha em mente que era apenas um investimento a médio prazo. Logo estaria contratado dentro da área que realmente fazia meus olhos brilharem! E assim foi... A mudança e a experiência do estágio me renderam um emprego fixo como Gerente de Projetos na Samba Tech, empresa especializada em plataformas de vídeos, onde pude trabalhar mais diretamente com a área de negócios e na ponta com os clientes. Lá, cresci profissionalmente e descobri uma paixão por realmente entender as dores dos clientes e traçar planos estratégicos para resolução e entregas de valores.

Hoje, atuo como Product Owner na dti, sou mestrando em ciência da computação na UFMG e admirador da cultura ágil. Trabalho desenvolvendo, organizando e aplicando processos para gestão e acompanhamento de produtos e equipes de desenvolvimento através de metodologias hibridas entre o ágil e o tradicional com uso do Scrum e técnicas do agilismo.

Do lado pessoal, atuo também como voluntário em uma ONG em Belo Horizonte, o instituto Herdar (@institutoherdar) e lá apoio na parte de publicidade e marketing ajudando no planejamento e criação dos conteúdos das redes sociais e também na comunicação das estratégias de arrecadação de fundos e outros aspectos relacionados. Além disso, sou voluntário também dentro da minha Igreja local e por lá tenho um papel de liderança do time de comunicação. Para muitos pode ser algo incomum de citar como experiência mas eu tenho orgulho de falar pois procurei aplicar lá todos os meus conhecimentos sobre metodologias de gestão, feedbacks, treinamentos entre outros aspectos que fizeram nascer um time de comunicação, dividido em dois squads (mídia e multimídia) formados por jovens e adolescentes que trabalham seguindo metodologia ágil (Scrum), uso de ferramentas como trello, planilha de acompanhamento de crescimento de diversas métricas nas redes sociais e liderança compartilhada com os próprios jovens deste grupo. 

Até aqui, foram muitos desafios e muitas alegrias mas agora aqui na comunidade do estágio, espero poder conseguir ajudar nos desafios dos outros! Já passei por várias experiências ao longo da minha trajetória e tenho certeza que elas podem ajudar para que novos profissionais tenham caminhos mais tranquilos e assertivos. Vamos nessa? Em que posso te ajudar?


Report publication
    010

    Recomended for you