Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que você deveria fazer terapia

Por que você deveria fazer terapia
Alice Petry
May. 2 - 3 min read
000

Terapia é para todo mundo e eu posso provar!

Maio é o mês da conscientização sobre a saúde mental nos Estados Unidos e eu quero tirar uns minutinhos para enfatizar a importância da terapia. Hábitos como meditar, desabafar com amigos próximos e fazer exercícios físicos fazem muito bem pra gente, mas não devem substituir o trabalho de um profissional qualificado. Ao contrário do que muitos acreditam, você não precisa necessariamente estar passando por uma fase ruim para procurar ajuda.

Eu não tenho nada a ver com a área da saúde mental, mas me consulto frequentemente com psicólogos há quase dez anos e, na minha humilde opinião, aqui vão alguns benefícios que a terapia traz:

 1. Você passa a se conhecer melhor

A gente ouve falar muito sobre autoconhecimento e aqui mesmo na comunidade tem um monte de conteúdo legal sobre isso, mas conversar com um psicólogo regularmente é o caminho mais assertivo para você entender sobre os seus comportamentos, traumas e mecanismos de defesa.

2.  Ela ajuda no processo de desenvolvimento pessoal

Somente depois de entender os seus comportamentos e gatilhos, você pode buscar se aprimorar pessoalmente, investindo nas suas qualidades e tentando amenizar os seus defeitos, para que você alcance o seu verdadeiro potencial.

 

                                O bem-estar não pode esperar

 

3.  Você passa a se aceitar mais

Todo mundo tem defeitos, mas com a ajuda da terapia, passei a perceber que alguns dos meus poderiam me ajudar em determinadas situações. O meu perfeccionismo e a minha autocobrança estão diminuindo cada vez mais e atualmente eu aceito melhor os meus erros.

 4. Você coloca as coisas em perspectiva

Conversar com uma pessoa de fora pode te dar a real dimensão da sua situação e alguns problemas podem vir a ser maiores ou menores do que você imaginava. Amigos e família, mesmo que com boas intenções, acabam sendo influenciados pelas próprias opiniões quando conversam com você.

 5. Você sai da sua zona de conforto

Outra coisa que sempre ouvimos: “saia da sua zona de conforto”. Falar abertamente sobre seus sentimentos, segredos e opiniões pode ser bem desconfortável e intimidador, mas depois que você fala o que quiser sem medo de julgamentos, você se sente mais corajoso e aliviado. É uma experiência catártica.

6.  Você tem um momento só seu

Às vezes nós só queremos tirar um tempo para nós mesmos e isto não é um problema. A terapia é um momento em que você se permite dar uma pausa na sua rotina maluca para falar e cuidar de você mesmo e isso sempre faz bem!

 

Você já fez ou faz terapia? Me conta aqui nos comentários! Vou adorar saber!


Report publication
    000

    Recomended for you