Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que inovar?

Por que inovar?
Graciele Dourado
Oct. 1 - 2 min read
040

 Inovar é sempre bom, não é verdade? Pensando nisso resolvi trazer um conteúdo rápido pra vocês falando um pouco sobre.

Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços, é construir soluções novas ou significativamente melhores do que as opções disponíveis no mercado: soluções que entregam mais valor ao usuário e que geram ganhos excepcionais para a empresa.

A busca pela inovação tem sido tema constante de empreendedores de sucesso. A importância é tão grande que não mais basta buscar inovações em processos produtivos, produtos, formas de atendimento, e outras. Empresas estão buscando inovar criando mercados totalmente novos, fazendo com que a concorrência seja totalmente irrelevante.

Existem basicamente dois motivos para inovar:

Os motivos tecnológicos: passam por desenvolvimento de produtos e serviços novos; melhorias nos processos produtivos; melhorias nas técnicas existentes e busca de novos mercados.

Os motivos econômicos: podem ser a manutenção da posição de mercado, busca de novos mercados, redução de custos, melhoria nas condições de trabalho e redução de impacto ambiental.

Um outro fator importante para que a inovação prospere é o ambiente no qual os membros da equipe irão trabalhar. Empreendedores inovadores necessitam de todos os sentidos que possuem para poder prever possíveis cenários para um novo produto ou empreendimento. O mais importante deles é a percepção e, para isso, estar em um ambiente cheio agradável não somente incentiva o aumento da percepção como também cria as condições ideais para que os membros da equipe possam ter ideias que irão revolucionar o mercado.

A inovação pode ajudar as empresas a aumentar a eficiência e a receita, melhorar o posicionamento no mercado, a qualidade de bens e serviços, os processos de produção, logística, distribuição, reduzir custos e muito mais

Muitas vezes o que se precisa para inovar nem é ter grande capital, mas sim encontrar pessoas engajadas o suficiente para tornar aquilo um grande sucesso. - Murilo Gun

Referências:

Livro de Empreendedorismo - Evandro Paes dos Reis/ Álvaro Cardoso Armond/ Tatiana Souto Maior de Oliveira

Espero que tenha gostado!! Deixem a opinião de vocês sobre inovação nos comentários <3

 


Report publication
    040

    Recomended for you