Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que estágio sem remuneração?

Por que estágio sem remuneração?
Rafael Ramos
Aug. 6 - 2 min read
020

 

Dias atrás, um AUtodidata perguntou se os outros aceitariam realizar um estágio sem remuneração.

Sem pensar duas vezes eu respondi a ele que sim, e se você possui a mesma dúvida e quer entender o porquê, acompanhe este post até o final que eu vou te contar.

Primeiro eu quero deixar claro que não devemos idealizar estágios voluntários.  

Outro dia eu vi um CEO dizendo que estagiava das 9:00 até as 18:00 sem receber nada, tentando passar a ideia de que devemos nos sujeitar a essas situações para conquistar grandes coisas.

Mas pera lá. Muita calma nessa hora. Não é exatamente assim que funciona.

O que eu vi aqui foi uma romantização da escravidão. E não é assim que deve ser.

Além disso têm pessoas que não podem tirar 4h ou 6h do seu dia para um estágio voluntário, porque necessitam usar esse tempo para conseguir alguma fonte de renda. E isso é extremamente compreensível.

Mas se você for privilegiado que pode agarrar essa oportunidade, veja isso como um investimento para o seu futuro.

Receber por um serviço é algo que todos nós queremos.  E é assim que deveria ser. Mas nem todas as oportunidades nos permitem desfrutar desse "luxo". 

O que eu quero te mostrar, é que você pode ter um retorno muito grande, porém a longo prazo.

1° Você vai ganhar experiência profissional. Isso é o mínimo que você precisa para se inserir no mercado de trabalho. E nunca sabemos quando aquela sonhada vaga com uma bolsa de auxilio + VR + Plano de Saúde + Viagem pra Paris, vai aparecer não é mesmo?

2° Estágios voluntários são bem vistos aos olhos do recrutador porque mostra que o candidato é proativo, tornando assim seu currículo mais valioso.

3° Você vai se aproximar de profissionais da sua área, podendo então criar contatos importantes. Aproveite para criar sua rede de networking profissional.

4° Mesmo sendo um estágio voluntário, você está sujeito a ser efetivado. Se a empresa possui uma vaga e você fez um bom trabalho, o match foi certeiro. 

#ColunistaOficial


Report publication
    020

    Recomended for you