Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os 5 mandamentos de uma copy

Os 5 mandamentos de uma copy
Alessandra Veiga
jul. 23 - 6 min de leitura
000

Escrever uma boa copy com os gatilhos mentais corretos, atrair o leitor e acrescentar CTAs... Você entende essa língua estranha?

Você pode até não saber quais termos são esses, mas se você leu o meu post sobre produção de conteúdo aqui na Comunidade, com certeza passou por todos eles e nem percebeu.

O "What the f* is produção de conteúdo" rendeu bastante interação porque, sobretudo, foi escrito com dedicação e total veracidade. Nunca se esqueça um bom texto precisa ser verdadeiro. Mas o que isso tem a ver com uma copy?

Diga-me como tu escreves que direi quem tu és

Uma copy se trata de um texto que utiliza a linguagem correta para persuadir e atrair a atenção do leitor, permitindo assim despertar nele alguma ação, por isso a importância de um CTA (call to action). 

A produção desse texto está inserida dentro de uma estratégia de conteúdo que se chama copywriting e é muito utilizada no mundo do marketing digital.

Provavelmente você vai se perguntar se o copywriting só pode ser utilizado por grandes companhias, mas é aí que você se engana superestag. As técnicas de copywriting podem ser usadas em absolutamente qualquer setor que você deseja vender algo desde que você consiga persuadi-lo.

É exatamente isso que eu tento fazer nos meus textos, pois uso alguns artifícios para atrair a sua atenção e prendê-lo durante a leitura. Mas tenha uma coisa em mente: persuadir é diferente de mentir.

Persuadir é convencer o seu leitor de que o que você faz é correto, tem boa qualidade, gera resultados e por só vai. Mentir, além de ser antiético, também faz você perder a credibilidade.

Vinde a mim todos que querem escrever melhor e eu vos mostrarei o caminho

Segundo um dos maiores copywriters do mundo, David Ogilvy, se a sua função é vender, é muito importante que você não deixe nada te distrair desse único propósito. E aí entram os famosos "gatilhos mentais".

Esses artifícios utilizados em uma copy possuem classificações diferentes, mas todos têm o mesmo propósito: convencer e persuadir o seu leitor.

Ogilvy não tinha dúvidas disso porque, para despertar o sentimento de confiança no seu cliente, você também precisa acreditar no que vende. Já parou para pensar nisso?

“O produto deve ser algo que nos orgulhemos de anunciar. Nas raras ocasiões que anunciamos produtos de que particularmente não gostávamos, fracassamos. Um advogado pode ser capaz de defender um assassino que sabe ser culpado; um cirurgião pode sentir-se capaz de operar um homem de quem não gosta; mas a isenção não funciona na comunicação. Um certo grau de comprometimento pessoal é exigido para que um redator possa vender o produto”.

Reconheça a importância dos gatilhos mentais e eles o ajudarão em tuas vendas

Se você chegou até aqui é porque se interessa em saber o que são esses tais gatilhos mentais, mas eu preciso te dizer uma coisa: mesmo que você use todos eles, sem estudo e preparo você nada será.

De fato os gatilhos mentais são muito importantes para que consiga despertar curiosidade e identificação do leitor, mas não é com somente um texto escrito que vai conseguir fazer isso. É jogo de tentativa e erro. Você precisa treinar constantemente.

Os principais gatilhos mentais utilizados são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Reciprocidade;
  • Autoridade;
  • Prova Social;
  • Novidade;
  • Exclusividade.
  • E mais um montão.

Mas se ainda não consegue imaginar como eles são usados na prática, separei aqui alguns anúncios conhecidos para você perceber que dá para mesclar um ou mais gatilhos em uma mesma copy. Prestenção (mineira aqui) nesses exemplos:

Buscai os 5 mandamentos de uma boa copy enquanto se pode achar

Chegamos no ponto principal do nosso artigo e eu quero ressaltar um ponto muito importante: os trocadilhos feitos aqui com passagens bíblicas são somente uma forma mais fácil de atrair a sua atenção e não tenho intenção alguma de ofender a sua religião :)

Uma boa copy varia conforme o seu propósito e não precisa ser utilizada somente em anúncios. Por exemplo, eu uso as técnicas de copywriting em praticamente todos os blog posts que faço para o estágio. Por isso, separei os 5 mandamentos de uma boa copy:

1- Seja verdadeiro no que diz
Independentemente se a sua copy vai para uma landing page, para um blog, para o LinkedIn ou aqui para a nossa comunidade: tenha em mente que você precisa escrever com veracidade. Não minta em hipótese alguma!

2- Adeque a linguagem à sua persona
Esse é o meu principal objetivo quando escrevo algum conteúdo para cá. Como a comunidade é feita de superestags para superestags, aqui eu tenho a liberdade de escrever de uma maneira mais leve, mas no meu estágio eu uso uma escrita totalmente diferente. Logo, sempre adeque a linguagem à sua persona.

3- Crie títulos arrasadores
Não vou mentir para você, é difícil de primeira, mas não é impossível. Escrever um texto no geral envolve tempo, pesquisa e criatividade. Sobretudo, envolve treinamento. Para criar títulos arrasadores você precisa ler bastante e treinar também.  

4- Use gatilhos mentais com sabedoria
Vimos lá em cima que é possível mesclar dois ou mais gatilhos mentais em uma mesma copy. Tudo depende do tamanho dela e onde ela será utilizada. Só não se esqueça de uma coisa: assim como não se deve mentir em uma copy, também é muito importante usar os gatilhos mentais corretos para complementar o seu propósito. Use-os com responsabilidade.

5- Conte histórias 
Há alguma coisa melhor do que ouvir uma boa história? No meu primeiro conteúdo aqui eu utilizei esse artifício em alguns parágrafos do texto e acredito que esse foi o fator principal para o engajamento que obtive com a publicação. Pelo menos uma pessoa se identifica com uma boa história.

Mas isso é conteúdo para um possível próximo post exclusivamente para o tão falado storytelling. O que acha?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você