Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O Woodstock que não é o do Snoopy

O Woodstock que não é o do Snoopy
Beatriz Waehneldt da Silva
May. 31 - 4 min read
000


Sem dúvida você já viu esse símbolo ou alguma de suas variações, mas será que conhece a história por traz do Movimento Hippie, seu grande percursor?

O símbolo Paz e Amor foi desenhado por Gerald Holtom, como forma de protesto pedindo o desarmamento nuclear, e representa uma pessoa segurando uma bandeira e formando as letras N.D. (Nuclear Disarmament). Logo em seguida, o Movimento Hippie, que pregava principalmente o pacifismo, o adotou.

Mas o que é o Movimento Hippie afinal?

No seu imaginário, com certeza aparecem imagens de pessoas usando roupas coloridas e dançando e imaginou que era apenas um festival.

Errado não está, mas infelizmente não foi muito fundo na questão.

Herdeiro da cultura americana Beat, - formada por escritores que criticavam a violência e os valores da sociedade ocidental - os Hippies criaram um estilo de vida próprio. Trajados com muitas cores, estampas e cabelos longos, esses jovens, desiludidos pelos acontecimentos da Guerra do Vietnã, utilizavam-se de alucinógenos, pois, de acordo com eles, isso ajudava a abrir a mente para novas questões. Além disso, eles eram a favor de movimentos feministas e de direitos civis da comunidade afrodescendente e das pessoas LGBTQIA+.

Sabe esse passarinho aqui em cima?

Ele se chama Woodstock e é o amigo do Snoopy. Criado em 1970, seu nome foi inspirado pelo festival Hippie que irei comentar!

O Festival Woodstock durou 3 dias, reuniu mais de 400 mil espectadores e foi divulgado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música". Sem dúvida, ao reunir 32 dos maiores músicos da época, ele foi um evento épico e sem igual.

O evento, que vendeu 180 mil ingressos e estava preparado para receber 200 mil pessoas, apesar de pacífico, foi extremamente caótico. Muitos dos espectadores invadiram a área que seria os shows, derrubando grades e tornando o evento gratuito para a maioria ali presente – Além de insalubre, uma vez que a infraestrutura não estava preparada para tanta gente.

Reunindo grandes nomes da música, como Jimi Hendrix; Blood, Sweat & Tears; Janis Joplin; The Who; dentre outros, o Woodstock se tornou um símbolo da comunidade Hippie. Além disso, ele deixou claro que aquelas pessoas buscavam uma sociedade que não fosse baseada em Status Quo.

Se você tivesse vivo nessa época, teria coragem de ir a um festival desse porte? Conta aqui nos comentários qual artista da época você mais gostaria de ter visto ao vivo!

Seguindo na linha desse movimento militante de diversos direitos, gostaria de apresentar a vocês uma das minhas artistas favoritas da época: Nina Simone.

Nascida num contexto em que a comunidade negra norte-americana era desprovida de direitos básicos, Nina foi uma pianista, cantora, compositora e ativista dos direitos civis dessa população. Ela se tornou conhecida por sua grande influência na história do Jazz, mas compôs nos mais variados estilos.

Diagnosticada com bipolaridade tardiamente, ela teve uma vida muito dura. Porém, sua história é muito inspiradora, uma vez que, mesmo com diversas dificuldades, ela sempre lutou para que outras pessoas tivessem as mesmas oportunidades que ela. Inclusive, ela teve muita dificuldade para conseguir seguir com sua carreira após seu envolvimento político e, mesmo assim, não desistiu.

Grande fã dos ideais do Movimento Hippie, compôs a música Ain't Got No, I Got Life para o musical Hair, que fala sobre os valores utópicos de uma guerra prometida. Além disso, Nina participou fortemente e foi considerada a personificação do Movimento dos Panteras Negras que, apesar de pregar ideias parecidas com as dos Hippies, não era pacifista.

Para você, caro leitor, que não conhecia essa artista empoderada, irei indicar duas músicas dela: Feeling Good e My Baby Just Cares For Me. Escuta e depois vem me contar o que achou!

Você imaginou que esse movimento fosse ser tão variado e interessante? Conta aqui nos comentários que movimentos da atualidade você acredita que os Hippies inspiraram!




Report publication
    000

    Recomended for you