Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O TEMIDO TCC

O TEMIDO TCC
KARLLA MIRANDA DA  COSTA
jul. 14 - 3 min de leitura
020



O trabalho de conclusão de curso, popularmente conhecido como TCC, amedrontra muita gente, seja porque tem um prazo estipulado e muitas exigências ou porque o aluno não tem o hábito de pesquisa e ou porque sem ele não é possível obter o diploma desejado.

Mas o que não podemos negar é que é um caminho sem volta, se voce pretende seguir a vida acadêmica seja do curso técnico até o Phd, o TCC estará lá ou pelo menos um plano de negócios ( em alguns cursos) ou um relatório denso das atividades realizadas.



Alguns cursos como o técnico tem flexibilizado o modelo de TCC, aceitam maquetes com relatórios entre outros, por perceber que alguns alunos não tem aptidão para escrever artigos científicos de conclusão.

O segredo para um bom tcc é ter o hábito de leitura,  mas mesmo com essa habilidade, ter curiosidade é essencial, saber encontrar artigos de base também, e o mais difícil de hoje em dia é que o número de referências de livros estão sendo cada vez menores, exige-se um número maior de artigos científicos principalmente nos resultados e discussões e esses tem que ser o mais recentes possíveis em ano de publicação, com o maior nível de revista publicado e com um melhor conceito de avaliação da Capes, o que não é uma tarefa fácil.

Uma outra situação que os alunos mais temem são as regras da ABNT, que de vez em quando sofre mudanças e até o aluno mais habilidoso em TCC  tem que ter o máximo de atenção para não seguir as regras antigas ( pelo hábito) e seguir as novas regras.

As avaliações da banca é um outro fator que pesa bastante, aàs vezes o professor avaliador é escolhido por afinidade mas nem sempre este avalia com cuidado, muitas vezes detona o trabalho do aluno, quando na verdade poderia falar dos erros e solicitar correções mas de uma forma mais educada, menos ríspida .

Com o auxílio da internet é possível encontrar cursos, softwares de correção, organização das referências, reescrita de texto.

Essas são considerações iniciais, em breve publicaremos mais dicas sobre o tema, com base na experiência pessoal em que foram feitos no mínimo 6 tccs de autoria própria e mais de 10 correções de TCCS de amigos e conhecidos. 

 

 

 

 





Denunciar publicação
    020

    Indicados para você