Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O segredo do SUCESSO

O segredo do SUCESSO
Danielle Loreto
Aug. 7 - 5 min read
000

Todo mundo que ter sucesso, não é mesmo? Eu quero e acredito que com você não seja diferente!

Mas o que é ter sucesso?

No dicionário, sucesso significa: “ter êxito em alguma coisa”, “ter um resultado feliz em algo” ou “conseguir chegar ao fim de uma empreitada”.

Mas, como ter êxito ou ser bem sucedido se você não souber o que quer?

Parece meio clichê mas, o segredo do SUCESSO não é bem um segredo. Você pode não ter se dado conta mas a faca e queijo já estão na sua mão.

Comigo foi assim... 

Desde pequena falava que seria jornalista e quando cheguei no ensino médio, na época de prestar vestibular, decidir cursar Relações Internacionais. Até que são assuntos próximos, vai? rs. Maaas, no fim das contas, fiz prova e passei para o curso de Letras! Fiz quatro períodos do curso pra chegar a conclusão de que não era isso que eu queria. 

Foi então que precisei investir tempo em conhecer a MIM MESMA! 

  • O que eu gosto de fazer?
  • Quais assuntos me interessam?
  • Eu me vejo acordando cedo, todo dia, pra trabalhar fazendo o que?
  • Quando eu era pequena, eu costumava fazer o que?
  • Quais são os meus talentos?
  • Qual é o meu perfil comportamental? Gosto de interagir com outras pessoas ou prefiro atuar de forma mais analítica?
  • O que eu odeio? (essa pergunta é muito importante, e muito ignorada! Você pode não ter clareza do quer, mas tem que ter certeza do que NÃO quer!

Foi ai que decidi cursar Administração com o objetivo de trabalhar em Recursos Humanos. Na época, eu trabalhava como GERENTE DE BANCO e tomei a decisão de pedir demissão para fazer ESTÁGIO em RH.

Essa foi a decisão mais BEM SUCEDIDA da minha trajetória profissional. Eu tive êxito, tive um resultado feliz nessa decisão. Foi nessa experiência que tive certeza do caminho que gostaria de trilhar e cá estou eu, FELIZ e BEM SUCEDIDA! 

Pra mim, sucesso não é ter dinheiro, e sim poder acordar todos os dias certa de que estou fazendo algo com impacto positivo pra mim e pra sociedade. 

Nós somos a escolha que fazemos todos os dias! Eu escolhi me conhecer, escolhi investir no meu autodesenvolvimento e não deixei minha jornada nas "mãos da sorte".  

Se liga nessas dicas pra ser um PROFISSIONAL BEM SUCEDIDO:

1) Busque o autoconhecimento!

Antes de tudo é necessário saber quem você é! Conhecer a si mesmo é uma das habilidades mais importantes para a construção de uma jornada de carreira bem sucedida.

Conheça seus defeitos, suas qualidades, seus medos, suas limitações, seus talentos, suas crenças e inclinações. Tenha clareza do que te faz feliz, dos fatores que te motivam, desmotivam e aquilo que você não abre mão.

2) Saiba pra onde você quer ir!

Quantas pessoas trabalham há anos em uma empresa sem sequer saber onde desejam chegar. Trabalham sem questionar o por que de fazerem o que fazem e sem perceberem sentido ou significado em seu trabalho para si mesmos e para sociedade. 

Vale lembrar que vivemos em um mundo VUCA (sigla em inglês para incerto, volátil, complexo e ambíguo) e é muito provável que, ao longo da vida, seus desejos e anseios mudem, assim como você. E tá tudo bem! O importante é não deixar sua jornada nas mãos da sorte e do acaso, assumir a responsabilidade e tomar decisões conscientes.

3) Construa um plano de desenvolvimento!

Se você se conhece e sabe onde deseja chegar, é necessário investir em seu autodesenvolvimento. O conhecimento está se tornando cada vez mais democrático. A tecnologia revolucionou nossa forma de interagir e se relacionar com o mundo e na educação não foi diferente. Aquele curso que antes era tão caro e inacessível, hoje não é mais. Pesquise, busque alternativas pra aprender.

É importante ressaltar que de nada vale o conhecimento técnico se você não desenvolver suas habilidades comportamentais. Estudos indicam que 58% do desempenho de qualquer profissional está diretamente ligado à forma como ele gere suas próprias emoções e que 90% dos profissionais são desligados por questões comportamentais e não técnicas.

Faça um levantamento dos assuntos que você precisa aprender para alcançar seu objetivo, das soft skills que você precisa aprimorar e construa um plano de ação. Você é o maior interessado, não espere que seu gestor ou a empresa que você trabalha lhe digam o que fazer.

4) Tenha ao seu redor pessoas melhores que você!

A vida é feita de relações e se você quiser melhorar como pessoa, não basta apenas ser especialista na sua área de atuação, investir na sua imagem pessoal ou fortalecer seu corpo físico e emocional. É preciso se cercar de pessoas que são melhores do que você, a fim de que você próprio aprenda e se desenvolva com elas!

Já reparou como é contagiante estar próximo de pessoas que te inspiram a ser melhor, que te incentivam a evoluir e que te desafiam a sair da zona de conforto? Pois bem, cerque-se dessas pessoas para que você se torne uma inspiração, assim como elas!

Aja como um PROTAGONISTA e assuma o papel principal da sua jornada!

Um abraço,

Danielle Loreto.

 

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you