Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que o filme Avatar, pode nos ensinar sobre planejamento?

O que o filme Avatar, pode nos ensinar sobre planejamento?
Tamires Castro
Aug. 6 - 2 min read
030

Talvez você seja um fã número 1 de Avatar, e esteja ansiosamente esperando o lançamento dos outros filmes da franquia. Ou talvez você, assim como eu, tenha assistido poucas (ou nenhuma) vez ao filme.

Mas, uma coisa é fato: antes das 9 indicações ao Oscar e 4 do Globo de Ouro, o filme Avatar, foi minuciosamente planejado.

James Cameron (diretor), começou a escrever Avatar em 1995, era um rascunho de 80 páginas. A ideia inicial, era lançar o filme logo após Titanic, mas na época (1999), o custo tecnológico era altíssimo.

Então, até 2006 ele focou em terminar o roteiro e junto com Paul Frommer, linguista, desenvolveram a língua que é falada no filme (Na'vi). James, queria uma linguagem que fosse fácil de pronunciar, mas ao mesmo tempo que fosse única. Por isso, foram criadas - e recriadas - mais de 1000 palavras.

Avatar, foi lançado 3 anos mais tarde, e é considerado por críticos do cinema uma referência cinematográfica e uma revolução tecnológica. Isso, porque foi criado um software especialmente para a edição das imagens (chamada de Gaia, desenvolvida pela Microsoft), além disso, James utilizou o sistema de câmeras virtuais, e 60% das cenas foram feitas com computação gráfica fotorealista, apenas 40% com atores reais.

Com mais de 30 prêmios e um orçamento estimado em 280 milhões de dólares (algo totalmente incomum para a época), Avatar demorou cerca de 15 anos para ficar pronto. Mas o planejamento, não só valeu a pena como nos ensinou que até mesmo os sonhos mais "engavetados", podem se tornar realidade e fazer história.

 

Fontes de pesquisa: 

https://www.tecmundo.com.br/stories/avatar-cinema-curiosidades

https://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(filme)


Report publication
    030

    Recomended for you