Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é PITCH?

O que é PITCH?
Flaccio Bertelli
Aug. 4 - 4 min read
090

Você universitário, em busca de um estágio ou trainee, já se deparou com uma fase do processo seletivo onde solicitam um pitch? Provavelmente até ali você nunca tinha ouvido falar neste termo não é, pois então acostume-se, o pitch é algo que estará no seu dia a dia de candidato a uma oportunidade.

Mas afinal o que é o PITCH?

O pitch é uma forma de apresentação clara e objetiva sobre alguma coisa, seja um produto, uma empresa, ou até mesmo uma pessoa, ele tem o propósito de chamar a atenção do espectador, despertando seu interesse no que está sendo apresentado, conseguindo assim um tempo maior para conversar sobre, segundo a matéria do Sebrae Pitch, o desafio constante de vender um negócioo Pitch surgiu em hollywood, devido ao pouco tempo de investidores e executivos para ler os roteiros completos dos filmes, surgiu a necessidade por parte dos produtores de resumir o roteiro para uma rápida apresentação, que devia convence-los a realizar a produção, o pitch até hoje é muito utilizado no mundo dos negócios, empreendedores em busca de fomento a sua empresa utilizam para apresenta-la em uma rodada de investimentos, por isso ele deve conter os principais pontos do negócio. Trazendo isso para nosso cenário de processos seletivos, chegamos ao pitch pessoal, ele é básicamente a mesma coisa, então você deve focar nos seus pontos fortes e nas suas principais experiências, sejam elas profissionais ou acadêmicas. 

Além das variações citadas, pitch de negócios, empresarial ou pessoal, ele também tem suas variações de tempo, e é aqui onde a maioria das pessoas se desesperam, pois o que comunmete é solicitado por processos seletivos é uma apresentação de 2 a 3 minutos, um tempo muito curto para se apresentar, mas lembre-se essa apresentação curta serve para conquistar o recrutador, então faça a seguinte pergunta a si mesmo: O que na minha história me despertaria interesse, caso fosse contada por outra pessoa? Respondendo essa pergunta você fica mais perto de decidir o que destacar em um pitch.

 

Ta Flaccio, e como eu faço meu pitch?

Bom, o caminho mais fácil de ter um pitch matador, é escrever sua apresentação pessoal por completo, contando todos seus pontos fortes e experiências, com ela escrita tente reduzi-la aos pontos principais, "edite" sua apresentação, por fim, grave-se apresentando seu pitch, assim você saberá se precisa reduzir, aumentar ou se está no ponto para mostrá-lo ao recrutador. 

Algumas dicas importantes para a construção:

  • Não programe gestos e não decore palavra por palavra, é importante treinar para se sentir confortável na hora de apresenta-lo, mas tenha apenas a estrutura em sua cabeça, caso contrário sua apresentação ficará robotizada e a naturalidade é um ponto importante.

 

  • Tenha um elevator pitch.

O elevator pitch é a menor variação de tempo do pitch, reduzindo o máximo sua apresentação, você deve chegar a um tempo de 30 a 60 segundos, sim eu sei parece impossível, mas não é. O modelo elevator é uma tática de prevenção, preparar-se para aproveitar oportunidade inesperadas, como estar em um elevador com um presidente, diretor ou gestor de uma grande empresa, ali você não terá de 2 a 3 minutos para se apresentar, mas sim o tempo de o elevador chegar ao andar de destino do seu futuro chefe, assim neste tempo seu pitch pode conseguir um convite para um café ou um bate-papo para que ele te conheça melhor.

Você tem um pitch? deu pra ver a importância de um bom pitch? Então comente, e caso não tenha, não perca tempo, estude mais sobre o assunto, assista a exemplos no youtube e crie já o seu.

Exemplo de pitch matador: Renata Zanquetta

#ColunistaOficialAU

 


Report publication
    090

    Recomended for you