Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O papel do estagiário no mercado de trabalho

O papel do estagiário no mercado de trabalho
Natália Velloso
Aug. 30 - 3 min read
000

 

Os Universitários Trazem Vida Às Empresas.

 

O Brasil ainda encontra um mercado de trabalho com grandes barreiras de entrada e sabemos que não é fácil achar seu lugar ao Sol. As exigências são altas e a busca por profissionais cada vez mais especializados é grande, o que aumenta a competitividade. 

 

Se em uma economia estável e com boas taxas de contratação o conhecimento e especialização já fazem diferença, em um cenário de crise isso pode ser o fator decisivo. A capacitação pode acontecer em diversos níveis, porém o ensino superior é o de maior leque, pois aumenta a quantidade de funções que podem ser exercidas pelo profissional daquele segmento e que está capacitado para isso.

 

O dado é que cerca de 80% das companhias dizem que têm dificuldade de encontrar o candidato ideal.

 

Os cursos de graduação são absolutamente necessários para quem deseja boas posições no mercado, representando um diferencial de excelência. Os estudantes universitários e graduados são a preferência na hora da contratação, pois as empresas vêem esses profissionais como pessoas que possuem esses conhecimentos mais específicos.

 

Empresas Nunca Empregaram Tanta Mão de Obra Qualificada Quanto Hoje

 

Em todas as áreas o conhecimento em relação aos processos, ferramentas e metodologias fazem parte do cotidiano do profissional e estão relacionadas ao seu grau de especialização. 

 

Além disso, as empresas levam em consideração que o ambiente universitário é responsável por desenvolver determinadas habilidades, como: trabalho em equipe, desenvoltura nas apresentações, networking e pensamento crítico.

 

No cenário de intenso desenvolvimento científico e tecnológico característico dos dias de hoje, as companhias precisam de colaboradores que tenham formação acadêmica adequada. Por esses motivos a graduação assume um papel importantíssimo, visto que ela prepara a pessoa para assumirem as funções de forma mais eficiente.

 

E hoje a graduação é apenas a ponta do Iceberg. Vemos que a busca por conhecimento além das aulas dentro da faculdade também é muito importante, tanto que muitas empresas apostam na educação continuada de seus estagiários e profissionais, permitindo que se mantenham atualizados e sempre aprendendo, impedindo a sua estagnação.

 

 

Os Universitários Serão Os Próximos Gestores

 

Os universitários e estagiários serão os líderes e executivos daqui a alguns anos. Empresas que enxergam isso e desenvolvem o potencial desse profissional, junto aos conhecimentos técnicos adquiridos durante graduação, saem na frente, mantendo um verdadeiro corpo técnico de qualidade.

 

Outro detalhe é a cada vez maior integração de empresas com plataformas e tecnologias. Os estudantes universitários e profissionais jovens costumam ter mais familiaridade com essas novas demandas,independente de sua geração.

 

Acreditar no universitário é acreditar na prosperidade de milhares de negócios ao redor do mundo. Como vimos, eles representam o pilar de continuidade de diversas empresas, trazendo inovação e renovando a cultura da liderança dentro dos negócios.


Report publication
    000

    Recomended for you