Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O Mito da Caverna

O Mito da Caverna
Victória Nascimento
Feb. 26 - 5 min read
000

Você já ouviu falar do mito da Caverna? O que aprender com ele?

O mito da Caverna é uma alegoria do livro" A república" escrita por Platão, fala sobre o conhecimento da verdade e o governo político.

 

Segundo a conversa de Sócrates com Glauco ele relata que nessa alegoria existia uma caverna onde prisioneiros viviam desde a infância.Com as mãos amarradas em uma parede, eles podem avistar somente as sombras que são projetadas na parede situada à frente.

 

As sombras são ocasionadas por uma fogueira, em cima de um tapume, situada na parte traseira da parede em que os homens estão presos. Homens passam ante a fogueira, fazem gestos e passam objetos, formando sombras que, de maneira distorcida, são todo o conhecimento que os prisioneiros tinham do mundo. Aquela parede da caverna, aquelas sobras e os ecos dos sons que as pessoas de cima produziam era o mundo restrito dos prisioneiros.

 

Repentinamente, um dos prisioneiros foi liberto. Andando pela caverna, ele percebe que havia pessoas e uma fogueira projetando as sombras que ele julgava ser a totalidade do mundo. Ao encontrar a saída da caverna, ele tem um susto ao deparar-se com o mundo exterior. A luz solar ofusca a sua visão e ele sente-se desamparado, desconfortável, deslocado.

 

Aos poucos, sua visão acostuma-se com a luz e ele começa a perceber a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna. Ele percebe que aquelas sombras, que ele julgava ser a realidade, na verdade são cópias imperfeitas de uma pequena parcela da realidade.

 

O prisioneiro liberto poderia fazer duas coisas: retornar para a caverna e libertar os seus companheiros ou viver a sua liberdade. Uma possível consequência da primeira possibilidade seria os ataques que sofreria de seus companheiros, que o julgariam como louco, mas poderia ser uma atitude necessária, por ser a coisa mais justa a se fazer.

 

 O que podemos aprender sobre esse mito ?

1- A prisão que essas pessoas se encontravam  é quando nós vivemos no mundo limitado, suas crenças e conhecimento. Imprescindível  a busca por conhecimento nós dias atuais, desconstruir que só a sua crença é a ideal. Obter a multicultura é algo que precisamos fazer , pois vivemos em sociedade onde existe uma gama de possibilidades.


 

2-  A caverna é o nosso corpo e sentidos, mas é necessário sairmos da caverna para descobrir a verdade. As vezes a nossa caverna é aquele problema do trabalho que você acha que não tem solução ou o curso que você está procrastinando pra fazer. O mundo é feito de escolhas. Pense sobre isso.

 

3-  As sombras na parede e os ecos na caverna  As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro. Quantos vezes por está com certos conceitos enraizados pela sociedade sofremos preconceitos ou praticamos sem perceber?Em relação  as opiniões  erradas devemos está atentos  e filtrar, pois pode prejudicar o nosso desenvolvimento no mercado de trabalho nos levando a muitos erros.


 

4-  A saída da Caverna é quando temos a clareza do conhecimento verdadeiro. Em certas ocasiões no mundo corporativo e até fora dele achamos que estamos no caminho certo mais não é verdade. Ter consciência e clareza que do  certo leva um tempo ou a sua vida inteira. O mais legal disso tudo que em algum momento nós conseguimos sair da escuridão e descobrir que existe outros caminhos e  não estamos sozinhos nessas descobertas.


 

5- Após a saída da caverna a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.  Quando  não estamos na zona de conforto gera um incômodo inicial que faz a gente querer  desistir dos nossos objetivos, mas essa mudança é importante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Outro ponto importante é que a pessoa que conseguiu sair da caverna poderia  não ter voltado para buscar os demais, porém ele foi resgatar os demais da escuridão. Essa situação se interliga com o mercado de trabalho, pois um verdadeiro líder  vai se importar com os funcionários e caso tenha alguma dificuldade ele estará lá para ajudar com  conselhos, cursos, treinamento , palestras e etc.

 


Report publication
    000

    Recomended for you