Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O latim é mesmo uma língua morta?

O latim é mesmo uma língua morta?
Kamila Camargo Dolinski
Nov. 20 - 3 min read
020

Essa semana comecei uma série aqui na comunidade falando sobre os termos jurídicos e os seus significados. E o primeiro tema dessa série foi o Habeas Corpus.

Nesse post eu recebi uma pergunta muito interessante a qual eu nunca havia parado para refletir no assunto. A AUtodidata, Helena, me perguntou sobre o porquê os termos jurídicos são utilizados no latim, e eu achei que essa resposta seria digna de um post!!

Então... aqui estamos.

Cat Good Job GIF by GuiltyParty

Antes de tudo nós precisamos saber que o curso de Direito que conhecemos atualmente surgiu a partir do Direito romano.

O Direito romano foi aplicado desde a fundação da cidade de Roma no ano 753 a.C até a morte do imperador do Oriente Justiniano em 565 d.C. Foi esse Direito que se tornou um dos principais sistemas jurídicos já criado no mundo e até hoje influencia as mais variadas culturas.

judge dredd GIF

Dessa forma, o latim no curso de Direito, de maneira geral e MUITO simplificada, é uma tradição, uma cultura transmitida desde o surgimento do Direito em Roma. Mas, além do curso de Direito é importante saber que alguns outros faculdades também fazem bastante uso do latim como: as faculdades de Filosofia, Ciências Políticas, Biológicas, História, Teologia, Poesia.

 

Atualmente a disciplina de Latim não se encontra na grade curricular do curso de Direito, mas num momento anterior ela já esteve presente e possuía a justificativa de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio,o espírito de análise e a observação.

Gerbi (2019) nos informa que o latim: 

desenvolve e aguça a mente, exigindo do estudante memorização, concentração e reflexão, facilita o aprendizado de todas as línguas neolatinas e torna acessível o manuseio de livros de ciências, filosofia, direito, teologia, escritos em Latim, quando esta era a língua da cultura ocidental.

 

E, acrescentou:

O Latim é uma língua morta. Morta porque caiu no desuso. Morta porque não é mais utilizada comumente e, assim sendo, é imutável. A língua se modifica pelo uso. 

 

Com isso, é perceptível que o latim é uma língua que auxília no desenvolvimento de habilidades lógicas e racionais do ser humano, é uma língua cheia de significados, tanto morais quanto históricos.

 

E, embora, tenha perdido a sua importância para a maioria das pessoas, para os profissionais do Direito essa língua nunca perdeu o reconhecimento pois, o latim, que é considerado uma língua mãe, ajuda na compreensão mais profunda dos demais idiomas. 

Kung Fu Panda Reaction GIF

Helena, tua dúvida foi muito interessante e contribuiu muito com o nosso conhecimento!

E você? O que acha do latim? 

 


Report publication
    020

    Recomended for you