Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O conflito de gerações é um problema ou uma vantagem para as organizações ?

O conflito de gerações é um problema ou uma vantagem para as organizações ?
Laís Santiago
fev. 4 - 4 min de leitura
000

 

Fala galeraaa!

Esse assunto é vasto quando pesquisamos a respeito, e na sua grande maioria está voltado para fatores negativos ,que acontecem no mercado de trabalho entre as 4 gerações.

Então aqui, quero trazer fatores positivos que todas as gerações têm e como pode ser rica essa relação,além de  trazer uma vantagem competitiva para as organizações.

Sabemos que tudo na vida tem seu lado negativo e positivo,mas se tratando desse tema,ter um olhar positivo se torna necessário,pois de fato as quatro gerações estão ativas e precisam interagir em prol do objetivo organizacional.

Pesquisei em sites como do Exame ,SEBRAE e Robert Half e foquei somente no que é positivo, para chegar a seguinte conclusão,de forma resumida:

Pontos positivos  de cada geração

  • Baby Boomers

 Acumularam um conhecimento considerável em suas áreas de atuação e em suas empresas, pelo extenso tempo de experiência. São mais leais às organizações e têm uma facilidade muito grande de projetar cenários e planejar retomadas,pois é um profissional que enfrentou todas as crises que aconteceram depois da 2° guerra mundial.

  • Geração X

Já eram adultos quando a revolução da microinformática chegou ao Brasil e com isso conseguem ter uma visão de mercado bastante ampla. Possuem uma grande habilidade de aprender com as velhas experiências. São pessoas que apresentam conhecimento embasado e mais aprofundado das coisas . Tem menos pressa ao realizar algo e são mais racionais.

  • Geração Y

Foi a primeira a geração a conviver, desde a vida escolar, com a tecnologia . Buscam  uma boa formação, e têm mais agilidade para encontrar as informações das quais necessitam,o que permite que tenham maior poder de análise crítica. Compartilham experiências e possuem uma grande capacidade de inovação. Uma geração mais individualista e autônoma.

  • Geração Z

São transparentes ,práticos e empreendedores . As informações precisam ser éticas, claras, diretas e  buscam a verdade. Eles têm grande poder de mobilização, pois acreditam na conexão entre as pessoas, acreditam no diálogo para resolver conflitos para melhorar o mundo. Respeitam as diferentes opiniões ,e são mais acolhedores quanto às diversidades.

Conforme matéria de meado do ano passado ,realizada pelo Conselho Federal de Administração que divulga  a pesquisa feita  pelas consultorias ASTD Workforce Development e VitalSmarts.,conflitos entre colaboradores de diferentes gerações são responsáveis por  perda de 12% na produtividade.

Especialistas ensinam que é preciso promover diálogo e respeito às diferenças.

Para a administradora e especialista em Gestão de Pessoas, Alexsandra Leite, os conflitos entre profissionais de diferentes gerações existem por uma série de fatores:

“Os principais conflitos entre gerações estão baseados em valores que eles têm e nas motivações que possuem. Aquilo que os motiva, que está por trás do que fazem, o modo como pensam ou agem são muito diferentes entre as gerações. E isso, por si, já é um fator que vai resultar em inúmeros conflitos”.

Administrar esses conflitos de forma adequada  é um dos desafios dos RH's,pois eles afetam de forma direta o clima organizacional.

Outro especialista em Recursos Humanos,Ricardo Karpat – Diretor da Gábor RH indica o seguinte:

''Procure identificar as vantagens de cada geração e, em seguida, empregá-las, otimizando suas características às necessidades da equipe. Fale a língua correta, cada geração tem sua forma de comunicação. Sendo assim, faça de forma individualizada, o resultado será muito eficaz.''

Segundo uma pesquisa feita pela Amcham Brasil em 2020, 75% das empresas enfrentam problemas relativos ao conflito de gerações no trabalho. Mas, prevenir esses conflitos só seria possível se as empresas optassem por contratar profissionais de apenas uma geração, o que seria prejudicial para os negócios, uma vez que todas as gerações tem suas qualidades e importância para os processos de forma geral.

 

  • A importância da liderança na gestão de conflitos de gerações

A liderança é fundamental nesse tipo de situação,pois ela intermediará quando necessário. Estimulando as pessoas a entenderem os diferentes estilos de trabalho,levar em conta os valores de cada geração e suas motivações,incentivar o diálogo entre as gerações,buscar o melhor de cada uma ,achar pontos incomuns,induzir o aprendizado com os demais, fomentar o vínculo dos relacionamentos, para que dessa forma, os resultados cheguem com facilidade.

O estímulo correto é importante!

 

  • Pode ser uma vantagem competitiva

Conforme o SEBRAE  orienta, a diversidade de pensamento e formas de trabalho podem ser extremamente benéficos e, quando bem administrados, abrirão as portas para novas visões e possibilidades, antes bloqueadas por uma forma singular e restrita de pensamento.

 

Inté...

 

#oconflitotemseuladopositivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você