Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Nós realmente praticamos a empatia?

Nós realmente praticamos a empatia?
Jeanne Delava
Dec. 1 - 2 min read
000

Bom dia, boa tarde ou boa noite!! Como vocês estão??

Hoje eu trago um tema super importante e necessário: empatia.

Mas, antes de tudo, temos que entender o que ela é. O dicionário Aurélio define a palavra como:

"Tendência para sentir o que sentiria caso estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa." 

Então, podemos dizer que empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Porém, nem sempre é fácil colocar isso em prática durante nossas conversas e em nossas relações.

Sabe por que isso acontece?

Porque temos a tendência de rotular as pessoas ao nosso reder e fazemos isso ao dizer que "fulano é preguiçoso" ou "fulana incoveniente".

judging arrested development GIF

Muitas vezes, por causa de um mero incidente, aplicamos rótulos às pessoas. E os problemas dos rótulos é que eles são genéricos demais.

Por conta disso, eles podem ser utilizados para qualquer pessoa: basta alguém tomar um atitude que encaixe dentro desses padrões.

E, uma vez que definimos as pessoas dessas formas e limitamos quem ela é a um único adjetivo, ignoramos todas as suas características.

E isso se torna uma barreira para a empatia, pois fazemos dessas definições verdade absolutas sobre quem está ao nosso lado. 

Uma vez que esses rótulos estão postos, tudo que diz respeito à pessoa em questão será interpretado de acordo com eles. Seja uma atitude, uma fala ou um olhar: independente do que for, interpretaremos de acordo com o rótulo estabelecido.

Depois da interpretação, vem o julgamento.

Ryan Gosling What GIF

Porque vemos o outro segundo nossas próprias perspectivas e valores. Assim, algo muito interessante a se entender é que: interpretar é diferente de observar.

Ao praticarmos a empatia, não devemos interpretar as ações e sentimentos das outras pessoas segundo nossos rótulos, mas, sim, observer e entender o que ela está sentindo e se colocando no lugar dela, sem julgamentos.

Ao interpretarmos, estaremos julgando. Porém, ao observarmos, estaremos sendo empáticos e poderemos ouvir de bom grado!!

E você? Costuma deixar suas interpretações de visão de lado ao conversar com alguém?

De que forma você pratica a empatia?

Monsters Inc Hug GIF

E, antes que eu me esqueça, os insights desse post foram tirados do curso de Inteligência Emocional da Escola Conquer, que rendeu muitos aprendizados.

Um abraço e até apróxima!!


Report publication
    000

    Recomended for you