Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

#misturando 01: as cores, as áreas humanas e a vida

#misturando 01: as cores, as áreas humanas e a vida
Jeanne Delava
Sep. 2 - 6 min read
060

Olá, universitáries de todo o Brasil, como vocês estão? 

Esse é o primeiro post de uma nova coluna na comunidade que eu e a Julia Vizotto resolvemos criar.  Aqui, no #MISTURANDO nós vamos apresentar os dois lados da moeda de muitos assuntos do mundo universitário, mostrando que eles podem ser mais complementares do que parecem.

Nesse primeiro post, queremos trazer para vocês as possibilidades de atividades extracurriculares na universidade, tanto nas humanas, como nas exatas e, também, nas biológicas.

Aqui, você lerá nossos apontamentos sobre as humanas e, no perfil da outra colunista, poderá acessar sobre a outra área. 

Esperamos que vocês gostem e, agora, com vocês…

Presenting Eddie Murphy GIF by NETFLIX

As atividades extracurriculares nas humanas


Bom, não é segredo para ninguém que as atividades extracurriculares são de extrema importância para todos aqueles que estão na universidade. Entre muitos outros benefícios, elas auxiliam na construção e manutenção do networking e no desenvolvimento das famosas soft skills, além, claro, que dar uma valorizada no currículo (quem é que não quer? haha)

Sabendo da importância delas na vida universitária, chegou a hora de vermos quais opções você, como estudante de um curso de humanas, pode encontrar dentro da universidade. Vamos nessa comigo?

Só gostaria de salientar que essas são atividades presentes no ambiente acadêmico, mas você está totalmente livre para complementar sua formação com atividades presentes em outros meios, certo? Inclusive, essa também é uma grande recomendação.

(OBS: a oferta de atividades pode variar de acordo com o curso e/ou com a universidade que você frequenta.)

  • Atividade número 1: Empresa Junior

Como vocês devem saber, as empresas juniores estão presentes nas universidades e são geridas e administradas pelos alunos. Elas têm como principal objetivo a criação de um elo entre universidade e sociedade que facilite a inserção do estudante no mercado de trabalho.

Dentro dos cursos de humanas, é mais comum encontrarmos empresas juniores de economia, direito, psicologia, entre outros. Geralmente, elas ofertam serviços de consultoria e suporte aos atuantes da área.

  • Atividade número 2: Grupos de estudo e pesquisa 

É muito comum encontrarmos grupos de estudos que se reúnem em reuniões previamente estipuladas (semanalmente, a cada duas semanas, etc). Na área de humanas, esses grupos escolhem um tema específico da área do curso para ser abordado em rodas de conversas e debates durante um período de tempo.

Caso não haja um grupo de estudo em sua faculdade, você mesmo pode se reunir com colegas (ou sozinho, se preferir) e fundar um. Escolha um tema atual e relevante, faça a seleção da biografia a ser utilizada e mande ver :)

  • Atividade número 3: Eventos

As possibilidades de eventos acadêmicos são muitas, você pode encontrar: congressos, seminários, semanas acadêmicas, entre outros. Esses momentos, além de serem uma ótima oportunidade para que os estudantes publiquem e apresentem trabalhos, são uma forma de aprender com especialistas e autoridades da área. Se inscreva em algum e aproveite a chuva de conhecimento!

  • Atividade número 4: Iniciação científica

A iniciação científica é a porta de entrada para quem quer construir uma carreira acadêmica, mas ela não serve somente para esses estudantes não, viu? A IC (como é popularmente conhecida) é o local ideal para a pesquisa e o aprofundamento teórico da área.

Nas humanas, elas geralmente envolvem o debate bibliográfico sobre determinado tema ou abrangência, estudando conceitos já apresentados e consolidados e apresentando novos.

As opções são variadas e algumas delas, inclusive, são contempladas com bolsas de estudo, cabe a você somente se informar sobre a realidade de sua instituição.

(UFAAAAAAAAA, é muita informação de uma vez só haha vamos dar uma respirada rapidinho...)

Streaming Riot Games GIF by Honda

(prontinho, voltemos à programação inicial)

  • Atividade número 5: Monitoria 

Para quem busca um maior engajamento e atualização com a área que escolheu, as monitorias são, sem dúvida, uma das melhores opções. Isso porque elas exigem constante aprendizado. 

Em uma monitoria, você tem duas opções: auxiliar o professor com os conteúdos das aulas ou oferecer suporte a outros alunos do curso, promovendo uma melhor aprendizagem para todos os envolvidos.

Na área de humanas, elas costumam ser muito específicas de acordo com cada curso.

  • Atividade número 6: Centro Acadêmico

Apesar de não ser uma atividade que não apresenta variações de uma área para outra, a presença dela nesse compilado é muito importante. Os centros acadêmicos são uma especificidade de cada curso (mas pode ser que algum não possua) e os alunos revezam a participação neles por meio de votação para mudança na diretoria a cada ano.

Eles atuam como ponte entre os alunos e os órgãos da universidade, além de auxiliar na organização das semanas acadêmicas, promover atividades para os alunos do curso e ajudar as atléticas na organização de festas e nas recepções dos calouros. 

  • Atividade número 7: Enactus

Essa é uma atividade um pouco diferente, ela não segue um padrão em cada curso ou universidade. A Enactus é uma organização que seleciona grupos em muitos países ao redor do mundo. Porém, a primeira seleção é feita internamente dentro de cada país.

O grupo deve ter em mente que, para se enquadrar no padrão Enactus, deve "ser efetivo em aplicar a ação empreendora ao empoderar pessoas e melhorar suas condições de vida de maneira ambiental, econômica e socialmente sustentável."

Por ser algo sem vínculo com a universidade, você pode criar seu próprio grupo e direcionar suas atividades de acordo com o que o programa busca. 


Entãoooo… chegamos ao final desse primeiro post do #MISTURANDO.

Você percebeu como as opções entre as áreas quase não mudam? A principal diferença é o direcionamento de cada uma delas.

Ficamos muito felizes por vocês terem lido até aqui e aguardamos vê-los novamente no próximo post da coluna, daqui duas semanas.

E, claro, não se esqueça de dar uma lida no post complementar a esse. Lá, nós também colocamos outras duas atividades mais gerais... :)

The Office GIF by MOODMAN


Report publication
    060

    Recomended for you