Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

#misturando 01: as cores, as áreas exatas e biológicas e a vida

#misturando 01: as cores, as áreas exatas e biológicas e a vida
Julia Vizotto
Sep. 2 - 5 min read
040

Olá, universitárias e universitários de todo o Brasil, como vocês estão? 

Esse é o primeiro post de uma nova coluna na comunidade que eu e a Jeanne Delava resolvemos criar. Aqui no #MISTURANDO nós vamos apresentar os dois lados da moeda de muitos assuntos do mundo universitário, mostrando que eles podem ser mais complementares do que parecem.

Nesse primeiro post, queremos trazer para vocês as possibilidades de atividades extracurriculares na universidade, tanto nas humanas, como nas exatas e, também, nas biológicas.

Aqui, você lerá nossos apontamentos sobre as exatas e biológicas e, no perfil da outra colunista, poderá acessar sobre a área de humanas. 

Esperamos que vocês gostem e, agora, com vocês…

As atividades extracurriculares nas exatas e biológicas.

Come At Me Suicide Squad GIF by Team Coco

Atividade 1: Empresa Junior

As empresas juniores são um ótimo lugar para desfrutar do mercado de trabalho antes de se aventurar nele diretamente. São empresas gerenciadas e administrada pelos alunos e alunas, com um(a) professor(a) tutor(a), e tem como objetivo impactar, principalmente, pequenas e médias empresas através do empreendedorismo.

Nos cursos de exatas e biológicas, é possível encontrar empresas de engenharias e biologia, biomedicina, diversas outras. Oferecem serviços de consultoria, produtos e desenvolvem projetos.

 

Atividade 2: Grupos de Estudo e Pesquisa

Os grupos de estudo e pesquisa costumam se encontrar em reuniões com frequências previamente determinadas (a cada uma ou duas semanas, por exemplo). Cada grupo possui uma temática central que guia a organização de eventos como workshops, palestras e outros eventos sobre temas relacionados à esse tema central a fim de debater e fomentar o estudo de assuntos mais específicos

 

Atividade 3: Eventos

Os eventos podem ser os mais variados possíveis: workshops, congressos, simpósios, palestras, e vão ser específicos para cada área. São um momento muito interessante para apresentação de trabalhos e pôsteres, se aprofundar conhecimentos com especialistas, além de possibilitar um super networking com muita gente diferente e da sua área (e sempre rola aquele coffee break que todo mundo ama né??)

 

Atividade 4: Iniciação científica

A iniciação científica (IC) é a realização de pesquisas acadêmicas, trabalha-se muito com metodologia científica e é considerado uma das portas de início principalmente para quem pretende seguir carreira acadêmica. Nas áreas de exatas e biológicas a IC pode ser realizada tanto a partir da revisão bibliográfica de artigos e trabalhos científicos quanto na parte prática, com experimentação prática em laboratório.

É possível realizar IC com bolsa de estudos. Consulte seu/sua orientador(a) e sua instituição para saber mais sobre a possibilidade de bolsas. 

 

Atividade 5: Monitoria

Se você gosta de alguma matéria e quer se aprofundar nela, monitoria é o caminho! Isso porque você vai auxiliar e ensinar colegas em uma matéria específica e,como todo mundo já deve ter ouvido falar alguma vez na vida “a melhor forma de aprender é ensinando”.

Em exatas e biológicas as monitorias variam de acordo com a necessidade da cada curso (mas eu tenho certeza que em exatas a monitoria nas matérias de cálculo vão existir sempre).

 

Atividade 6: Programa de Educação Tutorial (PET)

Os grupos PET é um programa do Governo Federal a fim de estimular atividades no tripé que guia as universidades: ensino, pesquisa e extensão a nível de graduação. Por ter seus projetos baseados nesse tripé, o grupo PET é visto como uma boa escolha de atividade extracurricular na preparação de pessoas que pretendem seguir carreira acadêmica. 

É possível receber bolsas nos grupos PET, pois são compostos por 12 bolsistas + 6 voluntários, além de um(a) professor(a) tutor(a). Caso não exista um grupo PET na sua universidade e no seu curso, você pode conferir se existe edital vigente e encaminhar o pedido de abertura ao MEC (Ministério da Educação).

Os grupo PET englobam tanto atividades de humanas quanto de exatas e biológicas.

 

Atividade 7: Atlética

Uma das mais tradicionais e conhecidas atividades extracurriculares: as atléticas. São responsáveis por organizar a parte esportiva para participar das competições, além de, em alguns lugares, estarem responsáveis pela recepção de calouras(os). Normalmente, realizam eventos e vendem produtinhos pra compor o outfit com as cores do curso seu curso ou da sua universidade.

Não existe uma diferença muito grande entre as atléticas de humanas, exatas, biológicas. As atléticas podem existir por curso ou por universidade, e sua diferença acaba sendo os objetivos e as competições das quais elas participam.

 


Entãoooo… chegamos ao final desse primeiro post do #MISTURANDO.

happy schmoedown GIF by Collider

Você percebeu como as opções entre as áreas quase não mudam? A principal diferença é o direcionamento de cada uma delas.

Ficamos muito felizes por vocês terem lido até aqui e aguardamos vê-los novamente no próximo post da coluna, daqui duas semanas.

E, claro, não se esqueça de dar uma lida no post complementar a esse. Lá, nós também colocamos outras duas atividades mais gerais... :)

Você faz parte de alguma dessas atividades ou participa de alguma que não citamos? Comenta aqui embaixo e compartilha com a gente!


Report publication
    040

    Recomended for you