Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Mindset

Mindset
Camila Araujo
Sep. 28 - 3 min read
030

O livro que mudou minha maneira de pensar.

O livro mindset escrito por Carol Dweck mostra o poder das crenças pessoais. Ou seja, como cada um enxerga a vida de acordo com sua forma de pensar.

No livro são abordados dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

Mindset fixo: acredita-se que qualidades são imutáveis. Como se inteligência, habilidades e personalidade nascessem com a gente e nunca pudessem ser mudados ou desenvolvidos.

Mindset de crescimento: entende-se que o indivíduo é capaz de desenvolver suas habilidades e qualidades por meio dos seus esforços, treinamentos e experiências.

Um exemplo que a autora traz no livro e que está no nosso dia a dia de universitários é o seguinte:

"Certo dia, você está em uma aula que gosta muito, ainda no meio do semestre, e ao receber sua prova percebe que tirou nota 5 e fica decepcionado."

Primeiro pensa como você se sentiria nessa situação.

 

 

Relógio GIF do Dr. Joie

 


Pensou?


Então, a pessoa que tem o mindset fixo pensaria coisas como: "sou um perdedor" e "sou um fracasso". Enquanto a pessoa com mindset de crescimento pensaria: "preciso me esforçar mais na matéria" ou "preciso mudar a maneira de estudar".

A gente fica chateado quando tira nota baixa, não é mesmo? Mas o que você deve perceber aqui é que a pessoa de mindset fixo associa a nota baixa a sua competência, já a pessoa de mindset de crescimento não se rotula por sua nota, ela se sente disposta a continuar enfrentando o desafio e a se esforçar para mudar essa situação verificando onde estava o erro, seja na maneira de estudar ou de prestar atenção na aula.
 

MAAAS CAMILAAA, EU PENSEI COM O MINDSET FIXO, E AGORA?

 

GIF desesperado por memecandy

Não se desespere, jovem! Ninguém tem apenas um tipo de mindset, os dois estão presentes na nossa vida o tempo inteiro e tudo bem.

Começa a olhar para si mesmo em situações que você acredita ter fracassado e observa como está sendo seu mindset predominante nessas situações. Se for o mindset fixo, tenta mudar aos poucos sua mentalidade em relação a si mesmo.

Quando você acredita que não pode mudar suas habilidades ou atitudes já está criando uma barreira imensa entre você e o seu desenvolvimento. Por isso aprender a ter um mindset de crescimento é importante, assim você foca em buscar soluções para se desenvolver e não em desculpas para permanecer no mesmo nível que está hoje.

Super recomendo a leitura desse livro, ele traz muitos outros exemplos comparando os dois tipos de mindset, e espero que ele te ajude a mudar de pensamento tanto quanto me ajudou.

E agora me conta aqui. Já leu o livro? Já ouviu falar? Pretende ler?


Report publication
    030

    Recomended for you