Como estão o andamento das metas de vocês?
Li recentemente que escrever uma meta é, na verdade, o processo de tornar consciente um determinado sonho ou desejo que carregamos. Se elas não forem definidas corretamente, só servirão para enfeitar o seu quadro de promessas do ano-novo.
Existe algumas técnicas recomendadas para se escrever uma meta de forma concreta.
Vou apresentá-los o bom e antigo acróstico modelo desenvolvido por Peter Drucker, SMART (espero em inglês). Uma meta deve atender aos quatro princípios básicos apresentados e estar escrita na forma smart.
Acróstico é uma palavra constituída a partir das sílabas ou letras iniciais de outras palavras. SMART significa:
- eSpecífica
- Mensurável
- Alcançável
- Revelante
- Temporal
- Específica: O que é exatamente a sua meta?
Uma meta deve ser definida de forma muito específica, a tal ponto que qualquer pessoa possa visualizá-la e entender exatamente o que você quer com ela. Essa parte é mais criativa do processo de definição de uma meta e é a responsável por delimitar os objetivos.
2. Alcançável: Como alcançarei essa meta?
Elabore um plano de ação. O que pode parecer um objetivo enorme e inalcançável deixa de ser assustador depois que ele é dividido em pequenas atividades.
3. Relevante: É a principal pergunta que devemos fazer antes de começar a trabalhar na meta: Por que isso é importante pra mim? Por que eu quero realizá-la? Por que eu vou investir tempo nesse objetivo?
4. Temporal: Sonho com data marcada! É preciso ser específico e definir o tempo necessário para a realização do seu sonho.
Provavelmente você já conhecia a SMART, caso não, me conta aqui. ⬇️
Te convido a pensar nas suas metas atuais. Após conhecer a SMART, você pode afirmar que tinha metas ou desejos?
Agradeço por ler até aqui e te aguardo na próxima. 💙