Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Como deixar de ser preguiçoso(a)

Como deixar de ser preguiçoso(a)
Matheus Osório
mar. 30 - 4 min de leitura
0 1 0

O que você fez de produtivo hoje? Fez algum projeto? Inscreveu-se em vagas de estágio? Fez trabalhos ou assistiu a uma aula na faculdade? Ou, pelo contrário, sente que não fez nada de útil, e o seu dia foi gasto com coisas ordinárias ou nada produtivas, ou até mesmo não fazendo nada por horas? É óbvio que não há problema algum em gastar algum tempo do seu dia fazendo essas coisas ou fazendo nada, mas gastar a maior parte de seu dia com elas não é algo bom.

E qual seria a origem de tudo isso?

É simples: é a preguiça, ou o ato de procrastinação.

A preguiça é algo que afeta a todos nós, e não só pode atrapalhar como pode ser uma grande barreira para o nosso desenvolvimento profissional. Todos já passaram por pelo menos um momento de procrastinação, isso é um fato. Dito isso, muitos tentam se livrar por completo da preguiça, mas são poucos os que conseguem.

Então, o que proponho com esse texto aqui é lhes apresentar a dois métodos eficazes, demonstrados nesse vídeo da "Cajun Koi Academy", para você se livrar da preguiça que assola os seus dias.

Regra dos dois segundos

Essa regra é bem direta: se uma tarefa que você quer ou precisa fazer leva dois minutos para ser feita, faça-a agora mesmo!

Exemplo: se eu preciso jogar o lixo fora, e demora até dois minutos para eu fazer isso, eu devo fazer isso no mesmo momento, porque, afinal de contas, é melhor eu fazer isso logo agora do que deixar para depois.

Outras atividades que demoram cerca de dois minutos para serem feitas, tais como lavar a louça, cortar as unhas, enviar um email, organizar um planejamento e se alongar, podem fazer o seu dia ficar bem melhor, e você se sentir mais satisfeito e feliz.

Simplificação de tarefa em dois minutos ou menos

Em síntese, o que esse segundo método apresenta é o seguinte: quando você está fazendo algo que você não queria estar fazendo, simplifique a tarefa em dois minutos ou menos.

Dessa forma, quando você estiver fazendo uma atividade entendiante ou chata, simplifique-a para, no máximo, dois minutos, e, então, verá que estará sendo muito mais produtivo do que antes, posto que terá muito mais concentração, e não mais tentará arrastar a tarefa por um longo período de tempo, o que pode ferir o seu foco e a sua produtividade em relação à tarefa. Além disso, ao se limitar em dois minutos como o máximo, você evita entrar em um ciclo de procrastinação em que você pretende começar a atividade em questão, mas nunca começa, pois pensa que seria algo muito demorado e, consequentemente, cansativo.

Portanto, quando se começa uma nova atividade — como ler um livro, estudar ou se exercitar — comece se limitando a no máximo dois minutos, e, com o passar dos dias, aos poucos aumente o tempo em que você faz essa atividade. Desse modo, ao realizar a mesma ação com consistência, você construirá um hábito, e, por conseguinte, poderá expandí-lo no passar dos dias.


Conclusão

Ao seguir ambos os métodos, perceberá que a procrastinação é uma memória distante, e que os seus dias estão cada vez mais produtivos.

Espero ter ajudado com essa publicação, e boa sorte a todos que tentarem esses métodos!



Denunciar publicação
0 1 0
0 respostas

Indicados para você