Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Meninas amadurecem mais rápido ou são forçadas a isso?

Meninas amadurecem mais rápido ou são forçadas a isso?
MaJu Deolindo
nov. 7 - 3 min de leitura
030

Meninas não amadurecem mais cedo do que os meninos. Somos cobradas e direcionadas desde crianças a criar responsabilidades mais que os homens. Desde pequenas ganhamos jogo de panelas para brincar de casinha, boneca bebê para cuidar. Somos estimuladas a sonhar com o grande dia do casamento, a servir as pessoas da casa enquanto o irmão fica na sala sofá mexendo no celular. Crescemos ouvindo:

“Menina de família não senta com a perna aberta.”

Você é uma mocinha tem que saber se comportar.”

“Meninos são assim mesmo...”

“Tem que aprender a cozinhar, quando você casar como cuidará do seu marido?”

Esse é um artifício criado para amenizar as atitudes, erros e crimes dos homens. Garantindo a eles uma segurança em errar sem precisar se responsabilizar pelos seus atos. É uma construção social que relativiza e normaliza abusos físicos e mentais, estupro e pedofilia culpando a mulher.

Infelizmente os exemplos são infinitos da adultização dos corpos femininos. Temos o caso da Valentina participante do Masterchef Junior que foi vítima de assédios na internet com apenas 11 anos. Outro caso foi da atriz Millie Bobby Brown, estrela do seriado Stranger Things foi eleita aos 13 anos uma das mulheres mais sexy do mundo. E não para por aí.

Em outubro desse ano, na rede social TikTok, uma menina de 12 anos e um homem de 19 anos revelaram que estavam em um relacionamento sério. E depois com a repercussão negativa, desmentiram como se fosse uma brincadeira. Isso é crime.

Recentemente veio a público a desfecho do caso Mari Ferrer que foi dopada e violentada, em 2018. Foram encontrado sêmen do abusador nas peças íntimas da vítima. Tem imagens do abusador conduzindo a vítima até a sala reservada do local. O local tem 37 câmeras e somente duas imagens apenas da Mari foram disponibilizadas e misteriosamente todas as outras filmagens daquele dia sumiram. Depoimento incongruentes do acusado que afirmou nunca ter feito nenhum contato com Mari.

Apesar de todas as provas o acusado foi absorvido, pois alegaram que ele teria cometido um crime que não existe: estupro culposo (quando não há intenção de estuprar). Como esse crime não existe não tem pena.

Citei apenas casos de grande repercussão na mídia. E os inúmeros casos de meninas que são abandonadas após engravidar, pois o cara não está preparado para ser pai. Ou as mulheres que são abusadas e não tem coragem de denunciar pelo medo de serem acusadas de mentirosas, fáceis e oportunistas.

Em pleno 2020, não era para está discutindo os direitos dos robôs?

É inacreditável, mas ainda é necessário falar sobre as consequências de se criar uma filha e um filho de maneiras diferentes em uma sociedade machista. A nossa função é fazer diferente hoje para que a próxima geração presencie outra realidade.

 

Obs: Não existe comprovação científica que comprove a tese que meninas amadurecem mais cedo que os meninos. No máximo o que tem são estudos com esse viés.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você