Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Meio Ambiente - Sustentabilidade

luiz gustavo de melo albuquerque
Jun. 8 - 3 min read
000

O conceito de Desenvolvimento Sustentável introduzido pela ONU em 1987 pode ser entendido, como: As necessidades de gerações futuras de ter a capacidade de atender e se comprometer com a sustentabilidade.

A questão ambiental busca prevenir a degradação ambiental e proteger o meio ambiente, em que a sociedade moderna esteja cada vez mais consciente do impacto e proteger o meio ambiente.

O uso de recursos naturais de maneira irracional, se em um primeiro momento colabora para o crescimento de uma economia, em um segundo momento, paradoxalmente, representa um limite para o desenvolvimento. Apesar dos impactos serem em uma área ideal, seus efeitos podem repercutir em âmbito global.

A pressão do Sistema aliado a leis cada vez mais severas tem forçado muitas organizações a adotarem práticas de preservação ambiental e ações de responsabilidade social, o que inclui medidas e ações extensivas a comunidade e até a sociedade geral. Neste conceito, a gestão ambiental possuem objetivos bastante definidos, como prevenir a degradação ambiental e avançar para o alcance do desenvolvimento sustentável. Duas vantagens para empresas que possuem um processo de gestão ambiental são: A melhoria da imagem da empresa e diminuição dos desperdícios.

Os indicadores de resposta avaliam os esforços para resolver o problema ambiental. Em relação à análise do ciclo de vida de um produto, em gestão ambiental, podemos dizer que se refere aos aspectos de um bem estar ou serviço, em todos os estágios.

A ISO 14001 possibilita o acesso de um mercado global, caracterizado pela união entre o desempenho empresarial e o ambiental. O atendimento de uma empresa aos itens da norma ISO 14001 visa demonstrar um SGA em conformidade com modelos internacionais.

A estrutura do sistema de gestão integrada é composta, respectivamente por política, planejamento, implementação e operação, verificação e ação corretiva, análise crítica.

Um dos grandes desafios da humanidade , atualmente, se refere ao aquecimento global. No âmbito das relações internacionais, o Acordo de Paris é um tratado internacional no âmbito da convenção, quadro das nações unidas sobre a mudança de clima, que rege medidas de redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020.

Como resultado da Rio+20, podemos afirmar que os seguintes compromissos foram firmados à exceção da agenda 21. Nela foram levantadas como série de Políticas e ações que tinham como eixo o compromisso com a responsabilidade ambiental e apontava as mudanças necessárias dos padrões de consumo em relação a proteção dos recursos importantes tratados foram estabelecidos. 

O Relatório conhecido como" Os limites do crescimento" é uma importante publicação que trata de utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos. Caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade, este documento está associado ao Clube de Roma.

Ao incorporar a gestão socioambiental, a empresa precisa se relacionar com diferentes stakeholders e passar a tratar uma ampla variedade de temas que incluem códigos de ética, governança corporativa, compromissos públicos assumidos pela empresa gestão e prevenção de riscos, questões ambientais e diversidade. 


Report publication
    000

    Recomended for you