[ editar artigo]

O que você sabe sobre a Indústria 4.0?

O que você sabe sobre a Indústria 4.0?

 

Olá caro leitor!

 

Vamos falar sobre o que é a indústria 4.0?

A Indústria 4.0 é um termo para fazer referência a 4º Revolução Industrial, onde a conectividade e o monitoramento dos processos já fazem parte dos processos de produção. 

Esse termo teve origem lá na Alemanha, foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011, em um projeto de estratégia que abordava tecnologias para ser apresentado ao governo alemão.

 

Mas o que seria Indústria 4.0, Gabrielle? 

Ela engloba a automação e tecnologia de informação aplicadas à manufatura, com toda a ideia de Smart Factory (Processos Inteligentes) e compartilhamento de informação fazendo uso de alguns pilares e falando sucintamente sobre eles, temos:

  • a Internet das Coisas (Iot), possibilitando a automação das máquinas por meio de sensores e sistemas;

  • o Big Data, onde a imensa quantidade de dados gerado pelas máquinas é coletada e armazenada a todo momento;

  • a Computação em Nuvem, que contribui para que o acesso às máquinas e seu monitoramento possa ser feito de qualquer lugar;

  • a Segurança, para prevenir problemas de comunicação entre as máquinas e cuidar da segurança dos sistemas de informação;

  • a Inteligência Artificial (IA), permite a tomada de decisão das máquinas sem que precise de interferência humana.

Obs: nesse artigo falo um pouco mais sobre Inteligência Artificial.

INDÚSTRIA 4.0 E IOT: TRANSFORMAÇÃO MAIS QUE DIGITAL (FONTE: BAGUETE) | MAIS  DADOS DIGITAL

“Inteligência artificial, robótica, análise de dados e a internet das coisas trabalham de forma integrada. Sensores permitem a rastreabilidade e o monitoramento remoto de todos os processos” - Guto Ferreira, presidente da ABDI.

 

Beleza Gabrielle, você falou sobre como surgiu, o conceito, mas qual a influência da industria 4.0?

Estamos em uma era digital, e ela trouxe mudanças e já é perceptível em todos os segmentos, a inovação tecnológica ao ser aplicado às mais diversas áreas, como a Têxtil, Cervejeira, Automotiva e etc, gera uma diversidade de produtos e reduz os lotes de produção, agilizando os processos.

A produção sendo mais flexível  a possibilidade de produtos personalizados com qualidade maior e custo menor é mais viável.

Ou seja se nas revoluções anteriores a indústria influenciou o mercado, nessa as pessoas influenciam a indústria.

 

“A otimização dos processos industriais pode levar a uma redução das emissões de CO2 ... isso resulta em uma produção mais sustentável, controlada e com menos gastos desnecessários. O consumo elevado de recursos naturais tende a cair”. - Guto Ferreira, presidente da ABDI.

 

Espero que esse conteúdo tenha sido útil a você.

De uma universitária para outros universitári@s e quem mais quiser ler.

Comunidade do Estágio
Gabrielle Eduardo
Gabrielle Eduardo Seguir

Olá, meu nome é Gabrielle, eu sou estudante de Engenharia Elétrica e entusiasta da tecnologia. Adoro viajar e ler bons livros. Colunista Oficial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você