Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O universitário e a necessidade do autodidatismo: assumindo o papel de protagonista no aprendizado

O universitário e a necessidade do autodidatismo: assumindo o papel de protagonista no aprendizado
Kamila Camargo Dolinski
Aug. 3 - 3 min read
070

Passamos muitos anos da nossa vida no colégio apenas ouvindo um professor na frente da  turma falando e expondo informações que acabam entrando por um ouvido e saindo pelo outro. Mas, é claro, nunca nos preocupamos afinal de contas o professor sempre estará ali prestando auxílio. 

The Goldbergs Teacher GIF by ABC Network

Aí de repente você se depara dentro de uma sala de aula na faculdade e nada é do mesmo jeito: o professor entra, da sua aula e vai embora. É claro que todos -ou quase todos- estranham a vida universitária no seu início, e o motivo é evidente: o professor já não pega na sua mão pra ensinar o conteúdo.

 

Então é aí que entra a importância do universitário autodidata.
 

Mas quem é o universitário autodidata?

Autodidata é toda pessoa que vai em busca do conhecimento por contra própria, sem a necessidade do intermédio de um professor ou mestre no assunto.

Após essa explicação parece que você se deu conta de que terá que correr atrás do seu próprio aprendizado para que seu tempo na universidade realmente faça sentido. Saiba que só existem benefícios na prática do autodidatismo, o estudante que corre atrás de informações, de conteúdos,..., sempre sairá ganhando!!!!!  

tv land school GIF by Teachers on TV Land

Quando nos tornamos protagonistas do nosso próprio aprendizado o nosso cérebro retém mais informações e dificilmente as esquece com facilidade, é importante destacar que essa habilidade vai além de apenas alcançar notas altas durante o curso, pois quando sairmos do ensino superior a habilidade de estudar sozinho e por conta própria será extremamente necessária levando em consideração que o mundo NÃO PARA e as inovações são CONSTANTES. Logo, o autodidatismo é uma das principais características do profissional de sucesso!!

 

Agora você deve estar se perguntando "Ok, entendi. Mas e como eu vou desenvolver esse hábito??????? Não consigo me manter focado e preciso do auxílio de alguém sempre!"

 

Keep calm and não desista pois vou te dar algumas dicas para que seu processo de aprendizado seja facilitado:

-Tenha em mente qual é o seu objetivo: Saiba claramente qual é o seu objetivo de vida e responda a pergunta: "Quanto estou disposto(a) a me esforçar para alcançá-lo"

-Defina a forma que você vai estudar: Usarei livros, escutarei podcasts, assistirei a vídeos na internet, ou será que devo conciliar diferentes meios? O estudo é totalmente seu, escolha a forma que você se sente mais confortável para isso. 

-Local físico para estudar: Tenha um local calmo e confortável, distrações atrapalham nesse momento.

-Estude a matéria que você teve no dia: Esta dica é uma das mais importantes, pois estudos indicam que quando nosso cérebro estuda de forma ativa o conteúdo que ele teve durante aula a informação dificilmente se perderá.

-Não se esqueça do momento de descanso: Monte um cronograma com seus horários e não se torne um maluco pelo estudo, saiba dar pausas para descansar, se divertir e aproveitar os momentos.

school test GIF by 5-Second Films

Eaí, você já é um AUtodidata nos estudos? Conta pra gente sua experiência.


Report publication
    070

    Recomended for you