Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Hey, estudante de adm. Se liga nessa!

Hey, estudante de adm. Se liga nessa!
Emanuely Alves
ago. 1 - 10 min de leitura
020

E aí, estudante!

Já ficou preocupado em como juntar diversão e ao mesmo tempo agregar conhecimento na sua área de estudos? Tenho certeza que todo universitário pelo menos uma vez já passou por isso, e sim, atualmente temos várias alternativas para conciliar o tempo livre e conhecimento. Mas hoje meu foco, é em você estudante de administração, que possui muitas opções de aprender com filmes, programas, livros etc.  

Eu, como estudante de administração e apaixonada por entretenimentos da área, selecionei e resolvi compartilhar com vocês algumas maneiras de literalmente unir o útil ao agradável, confere aí, anota na agenda e aproveita.👇🏻 📝

#PARA ASSISTIR:

TED TALKS A série de conferências mais famosas do mundo já se descreve por si só: ideas worth spreading - ideias que valem a pena espalhar.

Fundada em 1984, as palestras são realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos. Seus palestrantes trazem conceitos, ideias e contribuições em diversas áreas para o mundo todo que devem ser apresentadas em no máximo 18 minutos.

TED Talk, é uma ótima opção para colher insights de grandes personalidades ou até mesmo de pessoas que não são amplamente conhecidas mas que possuem ótimas ideias para compartilhar, além de ser a melhor fonte de inspiração no que se refere ao aprendizado da oratória.

SHARK TANK BRASIL Reality de empreendedorismo pioneiro no Brasil, no ar desde 2016.

Nesse reality os empreendedores inscritos participam de um pitch, apresentando os seus negócios e as suas propostas, para uma equipe de renomados investidores, os Sharks – Tubarões. Desde a primeira até a atual temporada (6ª), podemos ouvir toda a experiência e conhecimento em prática de grandes empresários e investidores no tank de negociações, como: Camila Farani, João Appolinário, Caito Maia, Robinson Shiba, José Carlos Semenzato, entre outros. 

Além de podermos ver ideias brilhantes - e algumas cómicas - de negócios, aprendemos com os sharks, por meio dos seus questionamentos durante a negociação, diversos conceitos sobre a área de negócios, que reforçam a importância de diversos pontos essenciais no empreendedorismo, como a obrigatoriedade de um business plan, a viabilidade do negócio, a visão e a dedicação do empreendedor, a importância da pesquisa de mercado e estudo da concorrência e o mais importante pontos sobre finanças, como lucro em determinado ano, biênio ou até mesmo triênio, custos de produção e o que mais paralisa os empreendedores: o valuation.

"A conta não fecha!"   - Sharks do Tank

Para obter mais informações sobre como acompanhar o programa clique no link.

 

PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS Um clássico!

Aquele que já tem cara de domingo de manhã. Também em revista, o PEGN é um clássico da televisão brasileira. Presente na TV aberta, o programa compartilha ideias de negócios e a rotina de diversas empresas, principalmente brasileiras.

Uma ótima alternativa para visualizar na prática o funcionamento de um negócio. 

#PARA OUVIR:

Os podcasts, têm sido uma alternativa excelente para quem tem a rotina apertada, por exemplo estagiários. Devido a possibilidade de conciliar o conteúdo em áudio e outras atividades em um mesmo momento, cada vez mais eles vêm sendo utilizados.

Como dito pela Ágatha Barros, o áudio veio para ficar.

E com isso um dos canais de conteúdos mais relevantes para nos, futuros administradores, é a rádio Isso é ADM, uma das iniciativas do CFA Play, canal no Youtube do Conselho Federal de Administração. Nele, são divulgados diversas questões relacionadas aos estudantes de administração, como mercado de trabalho, inovação, tecnologia, o novo RH e as novas práticas de gestão, sempre com a presença de um especialista da área relacionada a pauta. 

#PARA LER:

Ferramenta básica de qualquer universitário. Por isso, não poderia deixar de trazer dicas do que fazer no tempo livre agregado aos conhecimentos da administração e também a prática da leitura.

Revistas de negócios são leituras praticadas não somente para quem atua/estuda nessa área, mas também para quem quer se manter atualizado sobre diversos assuntos, como economia, finanças pessoais, autodesenvolvimento, mercado de trabalho e inovações.

ALGUMAS SUGESTÕES, SÃO:

Você RH, focada na área de gestão de pessoas, a revista faz parte do Grupo Editorial Abril, sua periodicidade é bimestral.

Você S/A, também publicada pela Abril, a revista é voltada para o mercado empresarial, para quem quer fazer a gestão da sua carreira e de suas finanças pessoais. Suas matérias são voltadas ao ramo do mercado de trabalho. Sua periodicidade é mensal.

Época Negócios, é a revista da Editora Globo de economia e negócios, sua periodicidade é mensal.

Exame, a revista de negócios mais lida no país, especializada em economia, negócios, política e tecnologia. Sua periodicidade é quinzenal. Bastante atuante nas redes sociais

Forbes, revista estadunidense de negócios e economia de publicação quinzenal. A revista apresenta artigos e reportagens originais, sobre finanças, indústria, investimento e marketing. 

Sempre com pessoas de grande influência em diversas áreas nas suas capas, a revista também é conhecida por divulgar os resultados de suas pesquisas, geralmente relacionadas a fortuna dessas pessoas, por exemplo a fortuna de grandes empresários, os mais ricos do país ou do mundo, os milionários com menos de 30 anos, as mulheres mais influentes no mundo dos negócios, sendo a fonte mais utilizada quando esses dados são apresentados em diversos ambientes. Muitos jovens e empresários sonham um dia estar na capa da Forbes.  Também bastante atuante nas redes sociais.

Livros, não poderia deixar de citá-los. Uma paixão para diversas pessoas e uma das melhores alternativas de aprendizagem e desenvolvimento. E nós da administração temos o privilégio de termos um amplo arsenal de livros que possuem conexão com a área.

P.s.: como são muitos resolvi compartilhar com vocês a minha lista de indicações de livros, aproveita!

https://www.amazon.com.br/hz/wishlist/ls/3RK8UF1MJGBZ?ref_=wl_share

#PARA JOGAR:

Jogos ? Sim, temos! Unir estudos e momentos de diversão com a família ou amigos, tem coisa melhor ?

Banco imobiliário, é um jogo de tabuleiro lançado pela Brinquedos Estrela. É uma variação local do jogo internacionalmente conhecido como Monopoly. O jogo consiste na compra e venda de propriedades como bairros, casas, hotéis, empresas, de forma que vença o jogador que não for à falência, ou o jogador que tiver mais propriedades compradas em mãos.

Jogo do negócio sustentável, é um jogo de tabuleiro que promove novas formas de pensar, agir e gerar riquezas através de negócios sustentáveis. É um instrumento lúdico, que desafia a forma como o jogador realiza seus negócios.  Bem diferente dos jogos tradicionais, que para um jogador vencer, todos os outros devem perder.  Este jogo instiga o ganhador a estimular os outros jogadores a ganhar mais. Quanto mais negócios na mesa, maior a riqueza do tabuleiro e melhores as oportunidades para todos. (Fonte: Taygeta)

Outras indicações de jogos: WAR, jogo de tabuleiro onde a principal habilidade é a estratégia, assim como no UNO, um dos mais famosos jogos de cartas do mundo e o Aprendiz Universitário, jogo inspirado no reality, o aprendiz. 

#PARA ACESSAR:

E é claro não poderia deixar de citar. O site de maior influência e conexão com a administração, administradores.comfundado por Leandro Vieira, o site compartilha artigos, notícias e conteúdos diretamente relacionados as mais diversas áreas da administração. O melhor portal sobre administração do Brasil.

Leandro Vieira escreveu em 2011 o manual do estudante de administração. O livro: Seu Futuro em Administração, um e-book com diversas abordagens, dicas e experiências do escritor. Nele estão presentes vários assuntos relevantes ao estudante de administração relacionados período acadêmico, mercado de trabalho e sobre o que fazer depois da graduação. A leitura vale muito a pena.


I BÔNUS I BÔNUS I BÔNUS I 


#FILMES:

Umas das atividades preferidas de muitas pessoas. E assim como os livros existem inúmeros filmes relacionados a nossa área. 

Os meus preferidos são:

JOBS (2013), conta a história de uma das personalidades mais influentes para o mundo da tecnologia. O filme sobre a vida do fundador da Apple, mostra a origem de uma das empresas mais valiosas do mundo, destacando todo o processo de fundação e crescimento da mesma, como também o temperamento, disciplina, persistência, visão e perfeccionismo de Steve Jobs.

FOME DE PODER (2016), a história conta a origem da pequena lanchonete localizada no sul da Califórnia, fundada pelos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, com foco principal em mostrar como Ray Kroc conquistou o domínio do maior império alimentício do mundo e a fez ser o que ela é hoje. Vale a pena assistir o filme sobre a óptica de agilidade no atendimento, logística operacional, modelos de negócios, custo mínimos e autoatendimento. 


E aí, acadêmico, assim como eu acredita que existe a possibilidade de aprender com esses conteúdos ? Eu aprendo, muito, e tenho certeza que você também irá! O meu objetivo aqui foi trazer para vocês formas de estudar além dos conteúdos acadêmicos da universidade.

O foco do artigo foi na administração, mas todos os conteúdos aqui sugeridos se aplicam a mais diversas áreas, economia, ciências contábeis, marketing, RH, psicologia, engenharia de produção e por aí vai! Cabe ao estudante, abrir a visão e conectar com o que foi visto nos seus estudos. Concordam ? 😉

E vocês, estags, já pensaram em algum momento sugerir esses conteúdos para sua empresa, naqueles momentos mais descontraídos, sabe !? Aposto que vai ser uma boa! Aproveita!

E você, estudante, o que você gosta de fazer no tempo livre? Comenta aqui para a gente ficar sabendo. 

P.s.: Tem alguma dica de canais no YouTube, programas, séries, revistas, livros, filmes etc. Comenta aqui também para a gente ajudar mais estudantes.

Cheers, adms! 💙💛

#AuInfinitoEAlém


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você