O termo fusões e aquisições refere-se ao processo pelo qual uma empresa junta-se a outra. Essa União pode ser combinada através de um processo de fusão e aquisição e uma empresa ou por compra de outra para incorporar um Negócio maior através do processo de aquisição. As transações de fusão e aquisição podem indicar qualquer negócio desse tipo, ou seja, aquisição horizontal ou vertical.
Fusões e aquisições de empresas buscam eliminar concorrência, aumentar a competitividade e diversificar o Portifólio. A fusões e aquisições referem-se a consolidação de uma empresa ou ativos de vários tipos de transações financeiras.
Uma das principais etapas do processo de fusão e aquisição está relacionada com a determinação do valor monetário de ambas. Fusões e aquisições são caminhos importantes para o crescimento das empresas, atualmente. A fusão por exemplo, é um meio de somar com um parceiro para amos fomentar crescimento.
Um exemplo de Fusão e aquisição que deu muito certo foi na Industria bancária brasileira, no caso Itaú e Unibanco. O número de transações em fusões e aquisições vem aumentando e cada vez mais ultrapassando as barreiras do psís de origem das companhias. isso ocorre devido a concorrência mais acirrada que abriga as empresas que desejam prosperar, a buscar crescimento através de aquisições.
O objetivo deste estudo e abordagem de pesquisa científica e empresarial foi analisar os reflexos da fusão entre os bancos Itaú e Unibanco, verificando se a fusão poderia ser relacionada ao baixo desempenho econênomico e financeiro por parte dos bancos, no caso o Unibanco, em meio a crise financeira. O presente estudo objetivou analisar os reflexos entre os bancos Itaú e Unibanco na situação econômico-financeira sessas instituições.