Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Feedforward: o feedback extendido

Feedforward: o feedback extendido
Jeanne Delava
Jan. 1 - 3 min read
000

Olá, olá, olá, leitores e leitoras!!

Hoje eu vim tratar de dois conceitos em inglês muito importantes: o feedback e o feedforward.

Eu sei que, provavelmente, você já ouviu falar em feedback. Afinal, é um assunto muito em pauta em diversos aspectos de nossa vida. 

Mas, e quanto ao feedforward? Você conhece?

Se a sua resposta for não, nem esquenta!! Vem comigo que vamos descobrir!

I Love You Couple GIF by Lifetime

Antes de tudo, é importante diferenciamos uma coisa da outra, né??

Bom, as duas são maneiras de auxiliar no desenvolvimento de uma pessoa, seja no âmbito pessoal ou no profissional. 

A diferença entre elas é o foco que possuem. De um lado, há o feedback com foco no passado e, do outro, o feedforward com foco no futuro. Mas calma aí que vou explicar melhor.

Feedback

O feedback funciona como um devolutiva sobre uma situação que aconteceu no passado. Assim, ele "olha para trás", para uma situação.

A partir dessa situação, a pessoa que está fornecendo o feedback apresenta um resultado sobre ela, com apontamentos sobre o que deu certo e o que não.

E a pessoa que está recebendo o feedback pode analisar seu desempenho, ações e comportamentos do passado. Ou seja, ele é uma forma de aprender com o que já aconteceu.

E, importante: a pessoa que está interessada em receber um feedback pode pedi-lo, ou acabar recebendo de alguém próximo ou de um superior.

abcnetwork abc look back reef break reefbreakabc GIF

Feedforward

O feedforward, por sua vez, funciona como uma extenção do feedback. Isso porque ele é direcionado para o futuro e suas possibilidades, com um "olhar para frente".

Ele possui foco no horizonte e é uma forma de orientar e direcionar as pessoas para suas habilidades que precisam ser desenvolvidas ou adquiridas, sem levar em conta o passado.

Assim, o seus pilares são: o presente, o futuro e as possibilidades. Isso porque é necessária uma reflexão sobre o presente, sobre o que a pessoa é hoje, para enxergar o que pode ser melhorado e, assim, conquistar as melhores possibilidades.

Dessa forma, possui o foco no futuro, o autoconhecimento e o estímulos de habilidades como características.

O feedforward possui um tom de sugestão, que pode ou não ser acatado pela pessoa que o está recebendo. Claro, sempre focando no desenvolvimento para o futuro.

Diferentemente do feedback, que pode ou não ser solitado, o feedforward, na maioria das vezes, parte da pessoa que quer se desenvolver.

Happy France GIF by Bundesliga

Mas...

Apesar de terem aspectos um pouco diferentes, a melhor maneira de utilizar o feedback e o feedforward é...

JUNTANDO OS DOIS.

Sim, isso mesmo. 

Podemos dizer que o feedforward é uma extensão do feedback, ao somar o que aconteceu ao que virá. Por isso, um deve acompanhar o outro.

Isso porque, ao olharmos para nossos feitos do passado e pensarmos em seus resultados, fica mais fácil de nos localizarmos no presentes e entendermos o que precisamos fazer para melhor desenvolver nossas habilidades.

Isso, inclusive, é algo defendido por profissionais. A psicóloga Cristiane Leite já afirmou que...

"O feedforward não substitui o feedback. Primeiro preciso me centrar (feedback), me localizar, para depois partir para alguma direção (feedforward)."

Ou seja, uma avaliação do passado deve nos ajudar em nosso direcionamentos para futuro pois, dessa forma, poderemos entender exatamente o que necessitamos!!


E aí?? Você já havia escutado sobre o feedforward?? Dá um pulinho ali nos comentários e me conte :)

come here karolina kowalkiewicz GIF


Report publication
    000

    Recomended for you