Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Fearless Marketing - A estratégia de marketing não convencional por trás da Fearless Girl

Fearless Marketing - A estratégia de marketing não convencional por trás da Fearless Girl
Beatriz Waehneldt da Silva
abr. 5 - 3 min de leitura
000

Na atualidade, o marketing não convencional vem se tornando cada vez mais comum, uma vez que constantemente as empresas têm que competir com diversos outros estímulos diferenciados e únicos. Graças a uma maior disponibilidade de recursos e novos meios de se realizar marketing, como a internet, é raro alguma campanha de sucesso não ser considerada como não convencional.

Entende-se que, a estratégia de marketing de um produto precisa ser feita em um nível maior e a suas diversas execuções são feitas em níveis inferiores. A estratégia é o macro, um conjunto de ações, que englobam, por exemplo, comunicação, distribuição e outras frentes. A tática é como se executa uma determinada estratégia. Com a estratégia se ganha a guerra e com as táticas se ganham as batalhas.


Um monumento publicitário que se utiliza muito bem tanto da estratégia quanto da tática do marketing não convencional é a estátua Fearless Girl, que se encontra em Wall Street. Sua performance foi tão espetacular, que foi consagrada como a Big Idea do ano pelo Cannes.

Criada em 2017 para o Dia das Mulheres, a Fearless Girl foi estrategicamente posicionada em frente ao famoso Touro de Wall Street, como se estivesse, sem medo, o desafiando. A corporação que idealizou e executou esta tão bela ideia foi a State StreetGlobal Advisor, seu objetivo inicial era apenas celebrar seu fundo de 2016, Índice de Diversidade de Gênero. Buscando promover a inclusão de gênero no mercado corporativo e divulgar o EFT da empresa, chamado SHE.


A estratégia de marketing da State Street Global Advisor (SSGA) foi realizada de forma tão espetacular, que a tática de colocar uma garotinha enfrentando o aterrorizante Touro de Wall Street por apenas alguns dias não foi o suficiente. A hashtag #FearlessGirl sendo divulgada, junto com milhares de fotos da estatueta ao redor do mundo e o aumento de turistas que foram à rua apenas para conhecerem a menina, demonstra como a estratégia de comunicação foi perfeitamente executada.

O case foi de tal sucesso que a garotinha permanece até os dias de hoje enfrentando o Touro e recebendo milhares de visitantes todos os dias. As pessoas gostaram tanto de sua presença em Wall Street, que conseguiram mais de 40 mil assinaturas para a prefeitura transformar ela em arte pública permanente. Foram mais de 1 bilhão de reações no Twitter sobre ela nas 12 primeiras horas.


O fundo SHE da SSGA teve um aumento de 384% na semana que se seguiu ao lançamento da estatueta. A empresa foi espetacular e genial em sua estratégia. Com isso, ganhou diversas batalhas táticas, que a fizeram ganhar a guerra que seria a divulgação do seu novo fundo.


E você? Como você pode se inspirar na Fearless Girl e na estratégia da SSGA para fazer um marketing não convencional do seu portfólio e conquistar aquela tão sonhada vaga de estágio? Me conta aqui nos cometários!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você