Não há nada na vida mais importante do que se autoconhecer. E sabe por que? Porque com autoconhecimento fica mais fácil (ou menos difícil) fazer tudo.
O filósofo Sócrates (tu já deve ter ouvido falar) lançou há muito tempo atrás a frase "Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses." E essa sabedoria tem um baita valor até hoje. Ouso dizer que até mais, já que ficou fácil nos perdermos nas coisas exteriores a nós e esquecermos de olhar pra dentro, pra quem somos, para o que queremos e por aí vai.
E isso nos leva a uma outra citação bem famosa de Sócrates "Tome cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais" . Doeu aí? Aqui sempre dói e faz bater reflexões dignas de uma crise existencial.
Não, não quero que você entre em uma crise existencial e sim que possa passar a entender e significar a sua existência. Descobrindo o que faz sentido pra você e tendo clareza do que tem que sair da sua vida pra ontem.
Vamos para algumas dicas de coisas que funcionam comigo e que podem funcionar com você:
- Fazer terapia: infelizmente ainda é TABU pra algumas pessoas, tem gente que tem até medo de psicólogo. Mas quanto mais você postergar pedir ajuda a pessoas especializadas, mais tralha ficará acumulada dentro de você. Ouviu o som do TABU sendo quebrado?
- Meditação: pode ser guiada, pode não ser. Tem dias que a cabeça voa longe com qualquer um dos dois, mas é importante tentar manter a prática. Ao meditar, tem vezes que surgem pensamentos e algumas respostas que a gente não sabe nem de onde surgiram, mas é importante que tenhamos esse tempo de pausar pra identificar o que está gritando na nossa mente.
- Escrever sua linha da vida até agora e anotar quais marcos foram mais importantes pra você, seja positiva ou negativamente.
- Fazer um roda da vida. (passo a passo aqui neste vídeo)
- Escrever sobre o que você sente.
- Descrever como seria um dia ideal pra você e depois comparar com a rotina que você tem hoje.
- Testar novos hobbies. Uma dica é pensar no que você gostava de fazer na sua infância e tentar replicar isso de alguma forma agora. Pode ser que faça sentido, ou não. Mas permita-se.
É importante ter em mente que se conhecer é um processo pro resto da vida e é super comum se sentir perdido no meio desse processo. Já diz a música do Chico César : "Caminho se conhece andando, então vez em quando é bom se perder". E esse caminho pode ser o processo de cura pra muita coisa dentro de você. Além de permitir que você se proteja de eventos futuros que poderiam vir a ser danosos pra você.