Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Estoicismo: o que é e como pode te ajudar!

Estoicismo: o que é e como pode te ajudar!
Adriane Barbosa
ago. 19 - 2 min de leitura
17 Curtidas
2 Comentários
0

E aí, universitário! Você já ouviu falar sobre a filosofia do Estoicismo? Não? Dormiu no ponto, hein. Mas relaxa: sempre há tempo! Vem saber um pouco sobre essa corrente filosófica e como ela pode te ajudar a lidar melhor com a pandemia agoraaaaaa!

O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada na Grécia, em Atenas, por Zenão de Cítio, no início do século III a.C., mas só floresceu de fato em Roma, através de praticantes como Epictetus, Sêneca, Cato e Marco Aurélio (deem um Google nesses camaradas depois, prometo que valerá a pena). 

Em resumo e para fácil entendimento, podemos dizer que o estoicismo possui dois pilares principais:

  1. Nossas virtudes devem ser baseadas em ações e não em palavras, ou seja, aja de acordo com aquilo que você pensa/acredita e demonstre ser uma pessoa de ideais e valores através do seu comportamento;
  2. Não controlamos e não devemos depender de eventos externos, pois eles fogem do nosso controle e, assim, temos que nos importar apenas conosco e com nossas escolhas.

O objetivo central dessa filosofia é nos lembrar que o mundo é imprevisível e mutável: se hoje tudo está ok, amanhã pode não estar mais. Ainda segundo essa filosofia, nosso tempo na Terra é breve e devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível todos os dias, pensando sempre de forma lógica e confiando em nosso raciocínio

Em tempos de pandemia, com maior incerteza e insegurança em relação a vida, o estoicismo se torna mais valioso do que nunca, nos levando a refletir a respeito do agora, uma vez que ele é tudo que temos. Não se trata de uma corrente complexa, mas extremamente prática e que vale a pena aderir, não só durante a pandemia, mas ao longo da vida. Saúde mental é essencial para que todo o resto possa funcionar! Produzimos melhor sem preocupações e sem ansiedade e vivemos de forma mais saudável, dispostos a enfrentar as atividades diárias da faculdade e da vida no geral! 

E pra fechar: leiam sobre o estoicismo!!! Ele pode ajudar, tanto no âmbito acadêmico, como no dia-a-dia. Procurem saber mais sobre essa filosofia incrível e tentem praticá-la!! Utilize o recurso do agora e faça isso, sem desculpas! Vai lá. :)


Denunciar publicação
17 Curtidas
2 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você