Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Endomarketing

Endomarketing
Kaevylin Silva
Aug. 16 - 4 min read
010

 

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

Apesar do nome, endomarketing não se resume apenas a ações de marketing.

Trata-se de uma junção de ações entre RH e o setor de marketing da empresa. O RH precisa se atentar as necessidades dos seus colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhora e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles.

Esse é, realmente, um trabalho à quatro mãos.

O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa.

Para isso, o RH e o time de marketing precisam juntar forças e trabalhar em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe.

Isso pode ser traduzido como ações que estimulam a participação da família junto à empresa, treinamentos para capacitar os funcionários e os tornarem cada vez mais hábeis e preparados para encarar as atividades do dia a dia, troca de experiências entre os colaboradores, valorização do desempenho individual e da equipe, mostrando a percepção positiva da empresa a respeito do bom trabalho desenvolvido pelo time.

São poucas as empresas que realmente se atentam à necessidade de investir em ações de endomarketing. No entanto, as que compreendem a importância acabam se destacando consideravelmente no mercado.

 

Por que trabalhar o endomarketing?

O endomarketing auxilia na motivação dos colaboradores. Isso acontece porque a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.

A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.

Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.

Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.

Quando a empresa se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores, o fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.

Isso influencia no desempenho do time e do aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.

Muitos colaboradores acabam deixando que esse tipo de momento no trabalho afete seu bem-estar. Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.

 Exemplos de endomarketing

Do cartãozinho em cima da mesa até o sorteio de viagens e eletrônicos.Quando falamos em brindes aos colaboradores, existe uma gama de opções que variam de acordo com o orçamento disponível para a ação.

Eai gostaram, em breve teremos mais dicas de endomarketing para você investir na sua empresa!


Report publication
    010

    Recomended for you