Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

E agora? CLT ou PJ?

E agora? CLT ou PJ?
Amanda Evaristo
jun. 18 - 2 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

Este ano, as formas de modelo de trabalho, estão tendo diversas possibilidades, como regime remoto, home office, híbrido, trabalho à distância e o teletrabalho.  Com essas possibilidades o mercado de trabalho tem dois caminhos, nosso famoso CLT e o PJ, e agora José qual deve ir e ser tiver a chance de um contrato PJ, o que devo fazer?

CLT

Essa sigla CLT, significa Consolidação das Leis do Trabalho, é regulamentada com as leis trabalhistas que protege o trabalhador de abusos do trabalho. Foi decretada em 1943, teve alterações ao longo dos anos.

 

Direitos e Deveres do CLT

O empregado tem a carteira de trabalho assinado pelo empregador, férias remuneradas, vale transporte, décimo terceiro, seguro desempregado, INSS, recolhimento do FGTS.

Deveres

Os deveres são, não praticar ofensas físicas e morais, não trabalhar alcoolizado, guardar informações sigilosas e cumprir as obrigações contratuais.

 

PJ ou MEI

O PJ ou MEI, surgiu a partir das empresas reduzir os custos com contratação de colaboradores e leis trabalhistas. Tem muitas áreas que adotaram o contrato pj, como TI, vendas, design gráfico, engenharia, corretagens entre outras.

Como ser um PJ

 A primeira coisa ao trabalhar como PJ, você vai virar um prestador de serviço, há vinculo empregatício.

Antes de abrir o CNPJ, defina as suas atividades de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômica (CNAE).

Abrindo um CNPJ e com contrato de prestação de serviços. O PJ não recebe os benefícios de um colaborador CLT, a rotina de trabalho é flexível, estabelecida de acordo com contrato.

Análise, pesquise, o tipo de empresa e o regime de tributação, que vai ser a sua empresa, muitos optam para o MEI ou Simples.

No contrato PJ, muitas pessoas encontram independência, no dinheiro, na sua rotina, flexibilidade de horário, porém tem que organizar agora tem responsabilidade total nos seus projetos.

É fundamental emissão de nota fiscal de serviço, para prestador receber seus honorários.

A contratação é feita pelas competências em nível de conhecimentos, reputação, credibilidade no mercado.

Os pontos negativos do PJ, é dificuldade de aposentar, se afastar do trabalho por motivos de saúde.

Pesquise, analise e tudo para ver qual é a melhor forma de contrato de trabalho.

 

 


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você