Ao ingressar numa universidade, sabemos que enfrentaremos novos e maiores desafios diários, assumindo novas responsabilidades. Com esta nova etapa da vida, encontramos no caminho outras dificuldades e a primeira delas é a dificuldade para ingressar na faculdade com a falta de preparo e de conhecimento voltados para o ingresso em faculdades, faz os jovens fugirem.
Mas vamos falar das dificuldades num contexto geral. Atualmente as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes estão relacionadas com a gestão do tempo, transporte público, atividades extracurriculares, conseguir cuidar da saúde mental, realizar atividades físicas e manter bons hábitos alimentares. Existem ainda as dificuldades pessoais como doenças ou problemas em casa e os psicológicos como depressão, ansiedade, tristezas, aceitação, insegurança, medo e preguiça.
E quais as dificuldades encontradas para a permanência nas universidades?
Neste caso, a primeira dificuldade encontrada é a dificuldade financeira, sendo um verdeiro e determinante entrave para continuar o curso de graduação, para custear passagem, mensalidade do curso e até mesmo o lanche. Este fator material pode trazer problemas psicológicos além dos mencionados anteriormente, trazendo prejuízo ao estudante.
Não podemos esquecer das dificuldades relacionadas a não saber estudar, falta de sentido ou incompreensão dos conteúdos e não conseguir processar as matérias do curso, o fato de ter que conciliar trabalho/estágio é o cansaço tambémentram nesta lista.
Um dica para economizar na gestão do tempo são os cursos online/EAD. Quanto as demais difixuldade? Cada um tem que saber conseguir driblar as dificuldades colocadas em seu caminho. O fator importante é: Não desista! Se cansar, pare para descansar, mas não desista. É melhor caminhar devagar, do que nunca chegar ao seu objetivo final.