Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Desanima não

Desanima não
Camila Araujo
Aug. 13 - 2 min read
010

Hoje vi uma matéria no site do G1 Economia, onde diz que 40% dos jovens com ensino superior no Brasil não tem emprego qualificado e exercem ocupações que não exigem faculdade. Triste realidade!


O Brasil já vem enfrentando esse dilema a alguns anos e a situação envolve problemas desde o ensino básico da educação, que não tem investimento real na melhoria e formação dos alunos, a menos que você venha de uma família rica que te coloque em uma escola cara e de ótima qualidade, até os problemas econômicos do país que serão agravados com a pandemia.


Se já é difícil conseguir um estágio na sua verdadeira área de formação, conseguir um emprego é mais difícil ainda. Durante a minha busca por estágios na área de administração encontro muitas vagas que na verdade não tem funções para as quais me qualifico na faculdade e sei o quanto isso é frustrante.


Diante desse cenário aprendi a parar de apenas culpar a economia, ou a educação brasileira pelos problemas enfrentados aqui. Acredito que a nossa geração tem que correr atrás para mudar essa realidade. Eu sei, as vezes desanima, pois mesmo com todo esforço continua sendo uma tarefa difícil, por isso precisamos buscar qualificações, fazer networking e aproveitar o máximo o que a universidade tem a nos oferecer pois essa é a melhor hora para descobrir qual área você gosta mais, participar de projetos, conhecer pessoas, etc.

Vamos usar a era digital a nosso favor, nunca tivemos tanta oportunidade de aprender de forma gratuita e sem sair de casa. Hoje podemos fazer cursos em universidades renomadas e até internacionais sem sair de casa, plataformas com cursos de graça ou a um preço baixo, não temos mais desculpas para não adquirir aprendizado.


Pensando pelo lado positivo, estamos tendo coisas boas também, por exemplo com as Startups que tem um papel muito importante na mudança do nosso país, uma vez que elas trazem soluções, inovação, tecnologia e abrem portas para os jovens iniciantes no mercado de trabalho oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional.
Continue buscando conhecimento.

Quem sabe você mesmo não adquire aprendizado suficiente para abrir sua própria Startup, gerando empregos e trazendo soluções significativas para o desenvolvimento do país? Vamos melhorar esse Brasil!


Report publication
    010

    Recomended for you