Um desafio que aflige os estudantes que possuem uma rotina corrida, sobretudo os que (sobre)vivem em grandes cidades, é a falta de tempo para leitura.
Imagine o seguinte cenário:
Você, um jovem estudante que acorda às 5h00 da manhã para se arrumar e ir para o trabalho. O seu desafio começa cedo. Precisa tomar um banho, preparar o café e sair correndo para pegar o primeiro trem, ônibus, balsa, jetpack ou o que quer que seja para não se atrasar.
Infelizmente, nem todos somos o Tony Stark, e não podemos sair por aí voando de armadura, por isto, recorremos ao bom e velho transporte público. Para a surpresa total de zero pessoas, bem mais velho do que bom.
Você passará a próxima meia-hora ali, que por si só já é um baita desafio de resistência. Talvez mais tempo que isto. Chegará no trabalho no horário (caso não ocorra nenhuma "manutenção" no trajeto) e retornará ao mesmo ciclo, mas desta vez, rumo à faculdade.
Tudo bem, sabemos que você está de quarentena agora, mas isto não durará para sempre. E lá se vai mais meia-hora. Sentado? Talvez. Mas é sempre bom ceder o banco para quem mais precisa, não se esqueçam disto.
Você chega na sua faculdade, entende a matéria e volta para casa, pelo mesmo transporte com aquele sentimento de desafio cumprido. Tudo de novo, e de novo...
Isto pode mudar!
Meu caro leitor, se você se identificou com esta rotina que, assim como eu, milhares de estudantes levam, trago aqui o seguinte questionamento:
Você já parou para pensar a quantidade de tempo que é perdida neste caminho? Digo, horas que poderiam ser investidas em conhecimento a fio, perdidas no meio de um simplório trajeto. Em alguns casos, como no caso deste que vos escreve, perde-se mais tempo em um trajeto do que dentro da instituição de ensino em si. Como você pode otimizar o seu tempo para acelerar o seu aprendizado?
Foi com estes questionamentos que eu decidi trabalhar melhor o meu tempo gasto incrementando algumas regras a este desafio diário. Decidi parar de assistir séries baixadas no celular e investir este valioso tempo em algo que possa agregar ao meu conhecimento.
Claro, não sejamos hipócritas, há dias que você estará de saco cheio e não há nada mais prazeroso do que ver o Joffrey tomando um tapa do Tyrion em Game of Thrones enquanto você aguarda pacientemente o seu destino.
Sim, eu sei que se você tiver assistido GoT, irá perder alguns segundos vendo e revendo este gif maravilhoso.
O que você pode fazer para aproveitar melhor este tempo?
As listas de atividades que você pode executar durante o transporte público é bem variada. Graças a Deus, hoje eu pego o transporte fora do horário de pico (porque horário do "Rush" é coisa de quem come pizza com luvas), o que me permite levar comigo um livro, um caderno pequeno, marca-texto e caneta para onde quer que eu vá. Meu processo de otimização é bem simples:
- Leio o capítulo de determinado livro;
- Grifo as ideias centrais, as frases que acho conveniente, palavras novas e tutti quanti;
- Se eu estiver com tempo, escrevo sobre o que foi grifado. Se for uma citação bela, copio por extenso. Adiciono comentários e reflexões. Se eu não estiver, faço isto no trajeto de volta ou quando eu estiver em algum local sossegado.
Repito este processo todos os dias.
Lucas, eu pego o metrô tão lotado que sequer preciso entrar. Me jogam lá dentro como uma folha que segue a correnteza. O que eu faço?
Agora que vem a grande sacada, meu caro!
Você é habituado a ouvir podcasts? Se sim, parabéns! Se não, está na hora de você começar a expandir o seu horizonte de consciência para esta tecnologia (que nada mais é, mutatis mutandis, que o bom e velho rádio). Mas é bão você tomar cuidado, porque o que há de ladrõezinhos enfiados nestes lugares, é uma coisa fora de série. Mas acho que se você, assim como eu, possui uma rotina destas, te alertar destes perigos é chover no molhado.
As dicas não param por aí!
Você também pode aprender sem utilizar qualquer dispositivo. Apenas observe e escute. Sim!!
É de grátis
0800
Elabora uma crônica mentalmente, aí!! Observe as pessoas e tente imaginar os seus hábitos. Cada pessoa ali presente é um personagem em potencial. Será que ela está indo encontrar um amor? Fazer uma compra? Dando uma volta? Use a imaginação! Quais indícios você observa nela que te fazem crer nas hipóteses levantadas?
Gente, é sério, não existe nada mais incrível do que você observar a simplicidade e seus mistérios.
O nosso tempo é escasso e não podemos declinar as oportunidades que possuímos para aprimorar nossas skills.
Agora, me diz aí você!
Qual a sua rotina e qual o maior desafio dela?